Procissão regressa às ruas de Portimão 30 anos depois

ouvir notícia

Após décadas de ausência, as celebrações pascais voltam a engalanar as principais artérias do centro da cidade de Portimão. Este ano, o município recupera as tradições que constituíam momentos altos das celebrações religiosas da cidade, com destaque para as procissões que vão juntar milhares de fiéis nas ruas.

O programa litúrgico, promovido pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, arranca a 18 de março, com a procissão de Nosso Senhor Jesus dos Passos, que regressa às ruas de Portimão após três décadas de interregno.

A solenidade tem início às 16h00 com a eucaristia, seguida da procissão em que a imagem do Nosso Senhor dos Passos sai da Igreja Matriz com o andor de S. João, ao encontro da imagem da Nossa Senhora das Dores, saída da Igreja do Colégio, para evocar em plena Alameda da Praça da República o encontro de Jesus, a caminho do calvário, com a sua mãe, através do tradicionalmente chamado “Sermão do Encontro”.

- Publicidade -

Numa caminhada de caráter penitencial preparatória da Semana Santa, a via sacra ao vivo terá lugar na noite de 30 de março, a partir das 22h00, representada pelo Agrupamento 159 – Portimão do Corpo Nacional de Escutas, percorrendo algumas artérias do centro da cidade.

No dia 1 de abril, realiza-se a habitual procissão do Domingo de Ramos, que parte da Igreja do Colégio às 10h30 e percorre diversas artérias de Portimão, seguindo-se uma hora depois a eucaristia na igreja matriz, com a tradicional bênção dos ramos.

Ruas engalanadas

Um dos momentos altos da Semana Santa será a procissão do Enterro do Senhor, na noite de sexta-feira, 6 de abril, a partir das 21h00. Após décadas de ausência, esta manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo volta a trazer às ruas do centro da cidade a imagem do “Senhor Morto”, as matracas e todo o ambiente solene que a tornam única.

As festividades culminam no Domingo de Páscoa, 8 de abril, com a tradicional procissão real da Ressurreição de Jesus Cristo, que parte da matriz às 10h00 e percorre as principais artérias do centro de Portimão, engalanadas para o efeito, com as mais ricas colchas nas janelas e varandas, animada pelos sons da banda filarmónica, enquanto os fiéis empunham tochas de flores em sinal da ressurreição do Senhor.

Segue-se às 11h30 a missa solene de Domingo de Páscoa, na igreja matriz, que contará com a participação dos alunos do Conservatório de Música de Portimão.

De sublinhar que Portimão será este ano cidade anfitriã da Jornada Diocesana da Juventude, que juntará nos dias 30 e 31 de março cerca de 400 jovens algarvios, em ambiente de preparação para a Páscoa.

O encontro termina no dia 31 com a eucaristia marcada para as 11h00 na igreja matriz e presidida pelo Bispo do Algarve, Dom Manuel Neto Quintas, realizando-se às 14h30 no pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Portimão a festa de encerramento desta Jornada Diocesana da Juventude.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.