Produtividade dos funcionários marca discurso de Macário no Dia da Cidade

ouvir notícia

A produtividade dos funcionários, a distinção de cidadãos notáveis do concelho e as dificuldades financeiras da autarquia vão marcar esta terça feira o discurso do presidente da Câmara de Faro na sessão solene do dia da cidade.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Faro, Macário Correia, explicou que “a questão da produtividade e profissionalismo dos funcionários vai estar em destaque” no discurso, “fazendo um louvor e uma distinção aos bons exemplos, por oposição à situação contrária de alguns protegidos pela burocracia, pelo estatuto da Função Pública e pela legislação defendida pelos sindicatos”.

“Há ainda a questão do recurso abusivo a atestados médicos, havendo médicos que facilitam atestados que deixam muito a desejar do ponto de vista do rigor clínico”, lamentou Macário Correia, que desde que chegou à Câmara de Faro impôs regras para melhorar a eficiência dos funcionários.

- Publicidade -

Macário Correia disse também que outro dos pontos em destaque no seu discurso vai ser a distinção a cidadãos honorários de Faro, “que pela sua ação ou exemplos se distinguiram e irão ser homenageados através da atribuição de placas toponímicas ou de medalhas”.

Entre os nomes que irão ser homenageados, o autarca destacou o de Francisco Zambujal, caricaturista que trabalhou para o jornal A Bola, durante anos residiu na capital algarvia e cujo nome irá constar a partir de terça feira numa rua de Faro.

“Vou também falar das dificuldades financeiras da Câmara, criadas por vários anos com despesas acima das receitas e que só poderão ser combatidas com mais produtividade, mais rigor e metodologia”, disse o presidente da Câmara de Faro.

Macário Correia frisou, no entanto, que não deixará de se congratular “com a inauguração de uma creche e um jardim de infância, porque apesar das dificuldades Faro tem que olhar para o futuro”.

O autarca apontou ainda a Variante Norte, a ampliação do Aeroporto de Faro, a cedência de terrenos a associações como trabalhos importantes em curso no concelho.

O feriado municipal começa com uma cerimónia na Praça do Município, seguido da inauguração de um gabinete de bairro em Santo António do Alto, equipamento que visa combater a pobreza e exclusão social de grupos vulneráveis.

Durante a manhã haverá ainda uma sessão solene no Teatro das Figuras durante a qual serão distinguidos 192 funcionários do município e proferidos discursos dos presidentes da câmara e assembleia municipais.

O edifício que albergará uma creche e um jardim de infância será inaugurado de seguida, na Penha, tendo capacidade para 140 crianças.

Serão também inauguradas três ruas com nomes de cidadãos de Faro, entre os quais o caricaturista Francisco Zambujal, e lançada a empreitada de abastecimento de água e saneamento de águas residuais na freguesia de santa Bárbara de Nexe.

As comemorações encerram à noite com um concerto da Orquestra Ritmos do Algarve e com o 1.º Encontro de Bandas Filarmónicas, eventos que decorrem na doca da cidade e no Jardim Manuel Bívar.

JA/AL

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.