Programa Formação Algarve abrange 444 trabalhadores em 2015

ouvir notícia

O delegado regional do Algarve do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Carlos Baía, revelou que foram apresentadas 68 candidaturas ao Programa Fomação Algarve, para abranger 444 trabalhadores em 2015.

Os trabalhadores frequentarão percursos formativos com duração entre 300 e 600 horas, que incluem conteúdos de formação transversal (Comunicação, Empreendedorismo, Inclusão, Gestão e Segurança e Higiene no Trabalho) e conteúdos de formação técnica especifica (Turismo, Serviço de Andares, Serviço de Restaurante/Bar, Pastelaria, Receção Hoteleira, Atividades de Animação, Cozinha, entre outros).

- Publicidade -

O objetivo do Programa Formação Algarve é combater os efeitos da sazonalidade no emprego na região e reforçar a competitividade e a produtividade das empresas. Funciona através da concessão aos empregadores de um apoio financeiro à renovação, ou, conversão de contratos de trabalho a termo certo, ou, incerto, em contratos de trabalho sem termo, dinamizando durante o período da designada época baixa, um programa de qualificação de trabalhadores.

Carlos Baía visitou no dia 19 ações de formação desenvolvidas no âmbito do Programa Formação Algarve que estão a decorrer nos concelhos de Castro Marim e de Vila Real de Santo António.

Em Altura, no concelho de Castro Marim, foi visitada, no dia 19 de janeiro, durante a manhã, a ação de Serviço de Restaurante/Bar, frequentada por 20 formandos. À tarde, em Vila Real de Santo António, foram visitadas as ações de Construção Civil/Jardinagem, com 20 formandos, e de Receção Hoteleira/Serviço de Andares, com 20 formandos. As ações reúnem trabalhadores de diversas entidades empregadoras e alguns desempregados, permitindo a troca de experiências que poderão ser úteis para todos.

Durante a visita a estes dois concelhos do sotavento algarvio, Carlos Baía teve oportunidade de verificar as condições de realização das ações, bem como de conhecer e ouvir os formandos que as frequentam.

Ao almoço, confecionado e servido pelos jovens formandos do IEFP dos cursos de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, reuniram-se representantes do IEFP, algumas entidades empregadoras locais e a vice- presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Maria da Conceição Cabrita, responsável pelo pelouro do Emprego. Foram abordados assuntos relativos ao emprego e à formação profissional naquele território.

 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.