Projeto “Revitalizar Monchique” dinamizou cerca de 20 ações em quatro anos

Ao longo de quatro anos foram criados cinco novos percursos para caminhantes, um guia de percursos pedestres e um folheto informativo com a rede de pequenas rotas do concelho

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O projeto “Revitalizar Monchique” terminou este mês e resultou em quase 20 ações que decorreram naquele território, com o objetivo de dinamizar as áreas afetadas pelo incêndio de 2018, anunciou a Região de Turismo do Algarve.

Ao longo de quatro anos foram criados cinco novos percursos para caminhantes, um guia de percursos pedestres e um folheto informativo com a rede de pequenas rotas do concelho.

“Estas iniciativas ajudaram a estruturar a oferta de turismo cultural, criativo e de natureza em Monchique, fortalecendo a atratividade do concelho”, contribuindo ainda para a capacitação dos profissionais do setor, através de cinco sessões de divulgação de boas práticas na atividade turística Foi lançada a campanha “Try Monchique – deixe que Monchique guie a sua aventura”, com um site e vídeos promocionais, passando ainda por sites especializados, jornais e revistas com o objetivo de “aumentar o número de visitantes do concelho, sobretudo na época baixa”.

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Este projeto convidou também jornalistas e operadores turísticos de vários países para visitas ao território com base em experiências turísticas diferenciadoras na serra.

“O Revitalizar Monchique é um nítido exemplo de sucesso: cinco meses após o incêndio já havia um plano de ação, já os parceiros estavam identificados e já se davam os primeiros passos pela revitalização de Monchique e pela valorização dos seus ativos naturais. Só posso louvar os parceiros pela elevada capacidade de ‘fazer acontecer no terreno’: ao município de Monchique e à Almargem, o nosso muito obrigado! Foram incansáveis neste projeto que converteu uma tragédia em oportunidade de crescimento, através do desenvolvimento do turismo local”, afirma o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes.

Para o presidente da associação Almargem, Luís Palma, este projeto “veio mostrar como a proteção e preservação do ambiente e dos recursos naturais são importantes para a sustentabilidade local. É um orgulho para a Almargem, como associação ambientalista e entidade gestora da Via Algarviana, ter podido demonstrar mais uma vez ao longo destes anos que há uma alternativa ao turismo de massas. É preciso valorizar a riqueza da paisagem do interior e conciliá-la com a atividade humana. Monchique é um exemplo deste potencial e também dos frutos que colhemos ao trabalhar em parceria”.

O presidente da Câmara de Monchique, Paulo Alves, assegura que “considerando os objetivos traçados, hoje temos um destino turístico, com os parênteses da natureza e da cultura, bastante mais cimentado e fortalecido. A oferta local saiu mais capacitada com os profissionais do setor mais despertos e focados. A nossa rede de percursos está mais completa, proporcionando assim uma maior e melhor oferta e atratividade turística. O nosso território saiu, desta forma, mais valorizado, consequência da campanha promocional realizada, com excelentes resultados alcançados. Acredito que Monchique herdou, com esta iniciativa, um novo potencial e um novo rumo turístico, revigorando e revitalizando o concelho”, conclui.

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