Dia de prova de Português

ouvir notícia

A segunda fase dos exames nacionais do ensino secundário arranca hoje com as provas de Português, Espanhol, Francês, Inglês e Desenho A.

Esta segunda fase decorre até 19 de julho e as notas serão conhecidas no próximo dia 30.

A primeira fase dos exames nacionais do secundário decorreu de 16 a 23 de junho e os resultados são já conhecidos: cinco disciplinas registaram este ano uma média abaixo dos 10 valores, mais uma do que em 2009, estando Física e Química A e Biologia e Geologia entre as repetentes.

- Publicidade -

De acordo com o mapa de resultados da primeira fase dos exames do secundário divulgados pelo Ministério da Educação, aqueles dois exames, com uma média de 8,1 e 9,6 valores, respetivamente, bem como o de Geometria Descritiva A (8,2 valores), registaram uma média abaixo dos dez valores, à semelhança do sucedido no ano passado.

Aliás, Física e Química A registou a média mais baixa (8,1 valores) entre os 24 exames, mantendo-se com resultados negativos pelo quinto ano consecutivo.

A taxa de reprovação foi de longe a mais elevada, com 25 por cento (24 por cento em 2009), ou seja, um em cada quatro alunos chumbaram à disciplina.

Este ano, entre os cinco exames com média abaixo da fasquia dos dez valores estiveram também as provas de Matemática B (8,7 valores) e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (9,5). Em 2009, quatro provas registaram média abaixo dos 10 valores, mas em 2006 chegaram a ser oito.

Dos 24 exames realizados na primeira fase, verificou-se uma subida das médias em nove provas, uma descida a 12, uma manteve o mesmo resultado e em duas disciplinas não é possível fazer comparações.

Sete disciplinas registam uma taxa de reprovação de zero por cento, entre as quais Desenho A, que levou a exame mais de 5600 estudantes na primeira fase.

Entre as restantes disciplinas que conseguiram este feito estão as provas de língua não materna ou Inglês e Espanhol, com números inferiores de provas realizadas.

Entre as disciplinas com mais elevada taxa de reprovação, além de Física e Química A, estiveram ainda Geometria Descritiva A, com 17 por cento, e as Matemáticas A e B, ambas com 13 por cento.

Lusa/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.