PS e coligação chegam a acordo sobre inquérito aos submarinos

ouvir notícia

Submarinos passados a pente fino

PSD e CDS vão votar esta sexta-feira a favor do inquérito parlamentar aos contratos de aquisição de material militar proposto pelo PS. Mas o voto favorável da coligação só surge porque os socialistas aceitaram alargar consideravelmente o âmbito da investigação parlamentar.

A proposta do PS era passar a pente fino os dois grandes negócios do consulado de Paulo Portas à frente do Ministério da Defesa: submarinos e blindados Pandur. Agora, por negociação com a coligação, os socialistas aceitaram alargar a comissão de inquérito aos outros contratos de aquisição de material militar que incluiram contrapartidas: os helicópteros EH101, os aviões de observação e vigilância P3 Orion, as aeronaves de transporte tático C295, os caças F16, e os torpedos.
Todos chamados desde Guterres

Para além de Paulo Portas, deverão ser chamados ao Parlamento todos os ministros da Defesa que participaram no lançamento ou decisão destes negócios, ou no acompanhamento da execução das contrapartidas.

- Publicidade -

Ou seja, todos os titulares da Defesa Nacional desde os Governo de Guterres: António Vitorino, Veiga Simão, Jaime Gama, Castro Caldas, Rui Pena, Luís Amado, Nuno Severiano Teixeira e Augusto Santos Silva.

O debate e votação do inquérito parlamentar decorre durante a manhã de sexta-feira, na Assembleia da República.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.