PS e PSD defendem continuação das concessões de petróleo

ouvir notícia

Dez anos depois, os partidos que têm alternado no poder pretendem manter todas as possibilidades em aberto

Como se adivinhava no final do ano passado, a questão da prospeção e exploração de hidrocarbonetos no Algarve está a ser um dos assuntos incontornáveis e mais discutidos pelos deputados da Assembleia da República em 2017. Na semana passada, o assunto voltou em força ao parlamento, mas ficou (quase) tudo na mesma, ou seja, os projetos do PS e do PSD que admitem a continuação da prospeção e exploração de petróleo foram aprovados, enquanto a suspensão dos atuais contratos e a proibição de novas concessões foram chumbadas

Foi a 1 de fevereiro de 2007 que o governo socialista de José Sócrates assinou os contratos de concessão com o consórcio Hardman/Galp/ Partex, nas áreas denominadas de “Lavagante”, “Santola” e “Gamba”, ao largo da costa vicentina e alentejana. Pelo meio, houve diversas adendas aos contratos, sendo que, desde o final de 2014, estas concessões passaram a ser detidas pelo consórcio Eni/Galp.

O plano das petrolíferas italiana e portuguesa – que ainda está publicado no site da Direção Geral dos Recursos Marítimos (DGRM) – é avançar este ano com uma sondagem de pesquisa de petróleo.

- Publicidade -

O documento é válido até 10 de janeiro de 2019 e tem a duração de 60 dias. A licença prevê a “sondagem de pesquisa de petróleo no deep offshore da bacia do Alentejo – Furo Santola1x, no âmbito do contrato de concessão de direitos de prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção, celebrado com o Estado português em 2007”, pode-se ler no documento…

(NOTÍCIA COMPLETA NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 18 DE MAIO)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.