PS pede ao Governo que dinamize portos comerciais do Algarve

ouvir notícia

Luís Graça (PS)

.

Os deputados socialistas Luís Graça, Jamila Madeira, Fernando Anastácio e Ana Passos, eleitos pelo Algarve, recomendaram ao Governo que promova, com celeridade, a criação de uma entidade que assegure a gestão agregada dos portos comerciais da região.

Os parlamentares lembram que o Governo aprovou a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026, a qual “corresponde a uma das agendas mais ambiciosas de sempre para os portos nacionais e que visa posiciona-los numa trajetória de liderança a nível europeu”.

- Publicidade -

No projeto de resolução, os socialistas frisam que o Executivo coloca “uma tónica particular” no reforço e modernização dos portos, ligando-os à rede transeuropeia de transportes em resposta à intensificação dos transportes marítimos.

“Foram também já anunciadas alterações estruturais ao nível da gestão dos portos, nomeadamente no Algarve, que importa agora concretizar, saudando-se a integração do porto de cruzeiros de Portimão na estratégia portuária nacional”, sublinham.

Assim, Luís Graça, Jamila Madeira, Fernando Anastácio e Ana Passos pedem ao Governo que assegure, com alguma urgência, a melhoria das acessibilidades marítimas e infraestruturas marítimas do porto de Portimão “como resposta às necessidades crescentes de transporte de passageiros e carga”.

Os socialistas também querem que a tutela avalie as soluções possíveis para o porto de Faro, bem como que apresente as propostas de alterações legislativas, regulamentares, contratuais e tecnológicas de simplificação administrativa e de fomento da competitividade para promover a concretização da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.