PSD: Plataforma Construir Ideias discute regionalização

ouvir notícia

A Plataforma Construir Ideias promove na próxima semana uma conferência internacional sobre organização do território, uma iniciativa que não tem como objetivo discutir a regionalização, apesar de «nenhum debate ser recusado».

Em declarações à Lusa Rogério Gomes, um dos organizadores da iniciativa que contará com a presença do líder do PSD, adiantou que se trata de uma «conferência internacional» sobre sistemas territoriais, ou seja, a forma como os países organizam a sua administração territorial, como é que funcionam as câmaras, regiões e a administração central.

A conferência promovida pela Plataforma Construir Ideias, um espaço reflexão lançado por Pedro Passos Coelho quando ainda não tinha chegado à liderança do partido, irá realizar-se dia 15 de setembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e contará com a presença de políticos e investigadores de sete países europeus com «uma dimensão demográfica e territorial» semelhante à portuguesa.

- Publicidade -

Além do líder do PSD, que estará presente na sessão de abertura da conferência, e de representantes de países como Holanda, Áustria, Alemanha, Polónia ou Suécia, irão ainda participar o presidente dos Autarcas Social Democratas, Manuel Frexes, e o presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas.

Questionado se a regionalização será um dos temas em debate na conferência, Rogério Gomes, que é também presidente da Urbe – Associação Nacional do Ambiente e Organização do Território, disse que o tema central não será esse, apesar de «nenhum debate ser recusado sobre essa matéria».

«O PSD como é sabido está muito longe de recusar qualquer debate sobre as questões do território, nós infelizmente em Portugal temos cometido o erro de afunilar muito essa discussão sobre o tema meramente regional, sobre o qual se declara mais do que se estuda», salientou.

Contudo, acrescentou, a conferência será uma reunião com sete países europeus «em que vai ser discutida a forma como a administração do território é levada a efeito, designadamente em matéria regional, mas também em matéria local, também em matéria central». «Nada é recusado», frisou.

Relativamente à regionalização, o líder do PSD já disse ter uma posição favorável à chamada «descentralização administrativa», alterando a Constituição para «permitir a criação de uma região piloto» que sirva de experiência nesta matéria.

JA/AL

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.