Psiquiatras algarvios combatem o suicídio no terreno

ouvir notícia

Durante o mês de setembro, o serviço de psiquiatria do Hospital de Portimão promove um conjunto de atividades no âmbito do “Mês da Prevenção do Suicídio”.

De acordo com os profissionais de saúde do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) responsáveis por esta campanha, “o objetivo é sensibilizar a população para a temática do suicídio, um problema com alguma relevância no Algarve”.

Assim, com o objetivo de transmitir conhecimentos sobre a temática, as equipas comunitárias de saúde mental realizam diversas ações de sensibilização junto da comunidade.

- Publicidade -

As ações vão decorrer nos mercados municipais. Depois de ter passado por Silves a 6 de setembro, seguem-se no dia 13 em Monchique, dia 20 em Portimão e, finalmente, dia 27 em Lagoa.

Na comunidade escolar, também realiza-se a 24 de setembro uma ação no agrupamento de escolas Gil Eanes, em Lagos, e a 30 de setembro uma ação na escola Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Neste âmbito, o programa contempla ainda sessões de sensibilização junto da população sénior, nas seguintes datas e locais: 10 setembro em Lagos, 19 de setembro em Lagoa, a 25 de setembro em Sagres e, por último, a 26 de setembro em Monchique.

Durante todo o mês, está ainda patente uma exposição no átrio da unidade hospitalar de Portimão, com informação sobre depressão, prevenção do suicídio e redução do estigma na doença mental.

Para encerrar a iniciativa, no Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de outubro, será realizado um debate público sobre a “Promoção da Saúde Mental e Prevenção da Depressão e Suicídio”, no Teatro Municipal de Portimão, entre as 18h00 e as 20h00.

Pedalar pela Vida” percorre concelhos do barlavento

Ainda no âmbito desta campanha de sensibilização, realiza-se o 1º Passeio de Bicicleta “Pedalar pela Vida”, que está aberto a todos os ciclistas a partir dos 15 anos de idade.

O passeio, que na primeira etapa decorre nos concelhos de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique, realiza-se a 14 de setembro.

A segunda etapa decorre no dia 21 de setembro e passa pelos concelhos de Portimão, Lagos, Vila do Bispo e Sagres.

As várias iniciativas contam com a colaboração institucional das autarquias de Portimão, Lagos, Lagoa, Silves, Vila do Bispo e Monchique e ainda com o apoio de diversas empresas.

Este evento insere-se ainda nas comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde.

As iniciativas integram-se na campanha organizada a nível mundial pela Associação Internacional da Prevenção do Suicídio, que tem o apoio em Portugal do Plano Nacional de Saúde Mental, da Sociedade Portuguesa de Suicidiologia e do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.