PSP está no Algarve há 88 anos

ouvir notícia

.

A PSP do Algarve comemora o seu 88.º aniversário com um programa de atividades que começou na passada quinta-feira, em Faro, e prossegue esta sexta-feira, em Portimão, a cidade escolhida para ser, este ano, o centro nevrálgico das comemorações.

Esta força policial tem a responsabilidade do policiamento de todas as capitais de distrito em Portugal e das cidades mais populosas. Tem também a responsabilidade de garantir a segurança de todos os aeroportos internacionais.

No Algarve, a PSP está nas cidades de Lagos, Portimão, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, e tem ainda a seu cargo o Aeroporto de Faro.

- Publicidade -
.
.

Em Portimão, cidade escolhida para as comemorações deste ano, funcionam quatro esquadras: uma com responsabilidade da tranquilidade pública e segurança de proximidade, uma segunda destinada a acorrer a situações mais violentas (com as carrinhas de grupos de seis elementos e com as motas das equipas de prevenção e reação imediata), outra para a fiscalização e regularização de trânsito e outra para a investigação de crimes. Trabalham nestas quatro esquadras e serviços de apoio cerca de 180 elementos, entre oficiais, chefes e agentes.

Exposição de meios na Praça da República

Esta sexta-feira, Dia de São Martinho, as comemorações tem início pelas 9h00 com a missa na Igreja do Colégio de Portimão, em sufrágio pelos elementos policiais falecidos. Das 10h00 às 17h00, a Alameda da Praça da República será palco de uma exposição de meios policiais, uma mostra de um conjunto de viaturas acompanhadas pelos elementos policiais que explicarão qual é o seu trabalho diário.

Nesta exposição ao ar livre estarão viaturas da Unidade Especial de Polícia: Corpo de Intervenção, Grupo Operacional Cinotécnico (cães) e Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança Pessoal. Estarão também viaturas e motas de trânsito, da Escola Segura e das Equipas de Intervenção e Reação Imediata. Vai estar também um polícia sinaleiro, um Volkswagen ‘carocha’ antigo e o veículo do trânsito mais rápido da PSP (Audi R8).

.
.

Às 10h30 terá lugar a parada policial, uma formatura de entrega de condecorações a cerca de 70 agentes policiais. Às 11h00 será o Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) a receber a cerimónia solene, uma ocasião em que decorrerão a alocução das entidades envolvidas e a imposição de condecorações a alguns agentes.

Música com a Banda da PSP, Viviane e João Palma

O programa da tarde começa às 14h30 com música no Grande Auditório do TEMPO. Cerca de 270 alunos de turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos cinco agrupamentos escolares do município assistirão a um concerto da Banda Sinfónica da PSP.

As Comemoração do 88.º aniversário da PSP do Algarve culminarão com o concerto destinado à população em geral, às 21h30 no Grande Auditório do TEMPO, com a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública. Este espetáculo contará com a participação especial da cantora Viviane e do jovem acordeonista João Palma. A entrada é livre, mas sujeita a levantamento prévio do bilhete.

A Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública tem uma longa história e sempre refletiu uma posição de vanguarda nos movimentos artísticos portugueses. Conta com um quadro de músicos de elevada formação artística, académica e profissional, coordenados pelo comissário Ferreira Brito.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.