Qualquer médico sabe que sem carreiras médicas não há SNS

Convém começar por lembrar que o SNS só teve possibilidade de ser elaborado e ser o que é (ou melhor o que já foi) graças ao anterior movimento médico das carreiras médicas anterior ao 25 de Abril no sentido e onde entre outros o prof Miller Guerra desempenhou um papel fundamental.


Convenhamos, as carreiras médicas são a pedra basilar do SNS e quem não entende isto não entende nada.


Perguntar-se-à então porque razão o governo/PS se recusa a definir de uma vez por todas contra a opinião do B.E., por exemplo, a implementação das fundamentais carreiras o que, em grande , foi claramente já responsável pela perda de centenas ou milhares de médicos e outros profissionais de saúde pelo o SNS. Mais …este desiderato condicionou o aparecimento, pasme-se, de “empresas“ de contratação de médicos????? por preços inconcebíveis e em cima da hora, sem formação específica; centenas de profissionais que inclusive auferiam vencimentos superiores aos directores de serviço. E assim se foi e se mantém a destruição do SNS… para além de muitos outros expedientes que iriam para além deste artigo.


Apenas me ocorrem duas ou três possíveis explicações.


A primeira será o medo do contágio a outras áreas da saúde nomeadamente à enfermagem o que evidentemente não colhe de forma alguma salvo numa perspetiva puramente economicista…


A segunda poderá ter a ver com um eventual conflito/interesse dos privados (leia-se grandes grupos) .


A terceira passará por uma definição política de manter uma mão de obra médica barata em sintonia com uma medicina privada menos custosa ao estado .


Ou ainda outra, talvez a mais significativa e que em última análise terá a ver com a necessidade/interesse em colocar e manter médicos da sua confiança partidária em lugares de chefia , no que aliás vem há largos anos a competir com o PPD/PSD.


Enfim. seja qual for a razão ou as razões, o facto é que com acordos ou sem acordos o PS aí não cede – isso de carreiras é que não!!!… nem mesmo para a líder Ana Catarina Mendes que na sua intensa formação política definiu de uma vez por todas “o que é ser de direita ou de esquerda “pressupondo que ELA é de esquerda (??!!). Para os digníssimos jurisconsultos ou para os militares tudo bem é natural e justamente Assim como o foi para os médicos do SNS até surgirem os novos “CEO’s”. dos Hospitais e, pior, das fundamentais(!?)ARS’s.


E hoje aqui, amanhã ali, os hospitais foram passando, inclusivé a nível clínico, para o controlo de personalidades completamente alheias a um conhecimento fundamental não só da verdadeira génese e implementação do SNS como de todo um conhecimento adquirido ao longo de anos e anos.


Não admirará a nenhum médico hoje já reformado como eu que os concursos abertos e nos moldes conhecidos fiquem desertos ou que outros procurem uma progressão no estrangeiro ou mesmo melhores condições de trabalho em hospitais privados e inclusivé melhores remunerações nomeadamente em determinadas especialidades.


Mas, infelizmente, foi o que aconteceu!!!


E, mesmo volvidos todos estes anos, as contradições internas do PS não permitem corrigir, de uma vez por todas , algo fundamental para o SNS como são as carreiras médicas.

Ainda bem que ainda há quem o entenda e coloque como não moeda de troca…


Trata-se de em tempo útil e já tardio de “reconquistar“ um verdadeiro SNS como Arnault e o meu colega e amigo João Semedo tão bem definiram e lutaram.

Eurico Gomes

Médico, Presidente da Direção e Diretor Clínico da A.E.D.M.A.D.A.
IPSS Área da Saúde Associação Diabéticosdo Algarve – Clínica de Diabetes

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.