Quartas-feiras são dias de mercado biológico em Lagos

ouvir notícia

Esta iniciativa vai realizar-se todas as quartas-feiras, das 18h00 às 22h00, no mercado de Levante, até 31 de outubro

Tem lugar esta quarta-feira, dia 10 de abril, o segundo “Viv’o Mercado em Lagos”, uma iniciativa da Rede Social de Lagos que destina-se à criação de um novo dia de mercado, complementar aos mercados existentes. Esta iniciativa realiza-se todas as quartas-feiras, das 18h00 às 22h00, no mercado de Levante, até 31 de outubro.

“Contribuir para o aumento da produção biológica e a promoção do emprego nesta área, incentivando e dando visibilidade às boas práticas locais existentes” e “apoiar outros produtores locais na conversão para esta forma de produção”, são alguns dos principais objetivos deste projeto.

Nesta primeira fase, os destinatários deste projeto são os produtores agrícolas ou de produtos transformados em modo de produção biológica, que sejam residentes no concelho de Lagos, podendo ser extensível a toda a região do Algarve, assim como os produtores agrícolas que recorram a práticas ambientais sustentáveis e socialmente inclusivas.

- Publicidade -

O mercado está ainda aberto aos produtores de artesanato tradicional, preferencialmente de origem biológica, prioritariamente residentes no concelho de Lagos.

“Produção socialmente justa e ecologicamente responsável”

A Rede Social de Lagos sublinha que a agricultura biológica é um modo de produção em que “são utilizadas práticas respeitadoras do equilíbrio natural do meio” e “em que se trabalha em compatibilidade com os ciclos e sistemas naturais da terra, das plantas e dos animais”.

“Entre os princípios da agricultura biológica contam-se o da utilização, sempre que possível, dos recursos renováveis, a promoção do uso responsável e a conservação da água, devendo a utilização racional dos recursos conduzir ao estabelecimento de uma fileira de produção, de preparação e de distribuição que seja socialmente justa e ecologicamente responsável”, salientam os promotores do “Viv’o Mercado em Lagos”.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.