Quarteira: “Espaço Vida Saudável” inaugurado no Dia da Cidade

ouvir notícia

.

Quarteira celebrou esta terça-feira o 15.º aniversário de elevação a cidade e, para assinalar o momento, a Câmara Municipal de Loulé inaugurou o “Espaço Vida Saudável”, destinado à promoção da saúde através da prática desportiva.

Localizado junto à praia, na zona do Calçadão Nascente, o espaço é composto por um conjunto de equipamentos de manutenção física para exercícios de pernas, braços, abdominais, entre outros. Com o mar e o areal como pano de fundo, este espaço permitirá aos utilizadores praticarem desporto num local convidativo.

O “Espaço Vida Saudável” destina-se aos praticantes de todas as idades, e constitui também um complemento para todos os que aproveitam o Calçadão para um passeio ou uma corrida ou para quem se encontra a disfrutar da praia.

- Publicidade -

Neste momento inaugural marcaram presença alguns dos marchantes do Centro de Marcha e Corrida de Quarteira e também utentes do projeto “Seniores em Movimento”.

Para Hugo Nunes, vice-presidente da autarquia de Loulé, “este é um espaço que procura dar novas respostas a pequenos problemas já que hoje a vida saudável é um desafio”.

Após esta inauguração, e ainda durante a manhã, decorreu no Centro Autárquico de Quarteira a cerimónia de entrega dos Prémios de Reconhecimento do Mérito Escolar e Cidadão de Mérito da Freguesia de Quarteira. À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a Junta de Freguesia de Quarteira aproveitou este dia simbólico para a cidade para homenagear os alunos que se destacaram no passado ano letivo. Mas este ano, a grande novidade foi também a homenagem a um cidadão quarteirense.

Assim, foram distinguidos os alunos Miguel Barbosa (9.º ano da Escola D. Dinis), Diogo Valente (9.º ano da Escola Drª Laura Ayres) e Diana Barbosa (12.º ano da Escola Drª Laura Ayres).

António Alvarinho homenageado

António Alvarinho foi a personalidade escolhida pela Junta de Freguesia para receber este Prémio de Reconhecimento de Mérito Cidadão. Com um trabalho notável na área do desporto, particularmente enquanto técnico do Quarteirense, e posteriormente também na cultura, António Alvarinho não nasceu em Quarteira mas reside há mais de 30 anos nesta terra que o acarinhou.

O presidente da Junta de Freguesia, Telmo Pinto, justificou a criação deste prémio: “As pessoas têm que ser valorizadas pelo trabalho que têm, este prémio pretende reconhecer pessoas que muito têm feito por Quarteira”.

“Já não somos apenas as 5 ou 6 famílias que existiam há 50 anos atrás. Hoje Quarteira tem mais de 30 nacionalidades diferentes que vão deixando a sua marca na cidade”, sublinhou Telmo Pinto.

Quanto ao homenageado, o responsável da Junta sublinhou o facto de António Alvarinho ter sido uma pessoa “que nunca assobiou para o lado, empenhava-se nas causas e nunca foi um subsídio-dependente”.

Por seu turno, Carlos Carmo, presidente da Assembleia de Freguesia, falou da importância em “colocar à disposição dos cidadãos quarteirenses o melhor para a sua vivência”.

A vereadora da Câmara de Loulé responsável pela Educação, Ana Machado, deixou uma palavra especial aos alunos premiados, às suas famílias, professores e escolas. “Temos alunos excelentes, com uma postura exemplar. O seu esforço e trabalho acabam por ser recompensados. Mas esta recompensa deve-se igualmente aos pais e professores, pilares da vida”, afirmou.

Finalmente, Hugo Nunes, vice-presidente da Câmara Municipal, referiu também os cidadãos distinguidos. “Quarteira reconheceu neste momento simbólico os seus melhores: os seus alunos, família, professores e escolas mas também uma das suas figuras mais emblemáticas, um exemplo de dedicação à construção de Quarteira”.

Neste aniversário, falou do crescimento da cidade ao longo destes 15 anos e da consolidação enquanto freguesia mas também dos desafios que se colocam a este espaço urbano. “Os problemas hoje são muito grandes, as necessidades de resposta das freguesias e dos municípios são muito maiores do que há 15 anos atrás. Mas Quarteira tem hoje novos e jovens dirigentes e está no caminho certo para abraçar os novos desafios e construir uma Quarteira de futuro”, salientou Hugo Nunes em representação do Município louletano, referindo “as novas políticas e novas obras, tal como a maneira como os desafios são olhados”.

A frente de mar e a ligação de Quarteira a Vilamoura, a Via Distribuidora Norte que liga a Avenida de Ceuta à Fonte Santa e uma outra intervenção que será anunciada em breve e que “irá ajudar em muito a qualificação de Quarteira”, são algumas das opções do executivo municipal para o futuro da cidade.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.