Quarteira prepara-se para requalificação na zona antiga

ouvir notícia

Autarquia tem dois milhões reservados para a obra na Rua 25 de Abril

Dar nova dignidade à rua 25 de Abril, em Quarteira, mais segurança e qualidade de vida a quem ali vive, visita e trabalha são os objetivos do projeto agora apresentado à população. A autarquia tem verba reservada para esta intervenção de fundo e aguarda o aval dos quarteirenses para dar continuidade ao processo e colocar um ponto final no caos que se vive naquela artéria atualmente

Os quarteirenses foram na semana passada apresentados ao estudo e projeto prévio escolhido pela autarquia para a requalificação da mais antiga artéria da cidade. A autarquia está a disponibilizar o projeto no Centro Autárquico durante próxima semana para que possa ser analisado pelos habitantes e aguarda contributos e sugestões.
Terminado este período, o projeto deverá ser reformulado para a sua versão final e deverá ser lançado o concurso para a adjudicação da obra que deverá ter um investimento na ordem dos três milhões de euros. A intervenção realizar-se-á entre a rotunda da Avenida de Ceuta até à rotunda da Avenida Mota Pinto, numa área com cerca de 38 mil m2.
(…)
Em termos genéricos o projeto vem redefinir toda a artéria em termos de tráfego e estacionamento automóvel, zonas pedonais e irá permitir a criação de pluviais e dar maior impacto e dignidade a alguns pontos importantes da cidade.
A igreja de Quarteira irá passar a ter trânsito apenas nas traseiras ficando a fachada voltada para uma zona exclusivamente pedonal que irá dar uma ligação mais harmoniosa à rua Vasco da Gama, também pedonal.
“A linguagem que tentámos promover para este espaço é uma linguagem contemporânea, muito simples, para conseguir evidenciar o edifício da igreja”, explicou Gonçalo Mártires. Na zona do bairro social CHECUL irá ser ficar uma zona de estacionamento e um parque infantil. Logo ao início da rua, na zona do estacionamento do cemitério irá ser feita uma intervenção onde será alargada a área de estacionamento, enquanto mais à frente, no largo conhecido como “largo do Banif” o estacionamento será reconfigurado e serão colocadas novas árvores. Entre este largo e a igreja o trânsito passará a circular no sentino inverso, permitindo que os cortejos fúnebres se realizem no sentido real do trânsito até ao cemitério.
(…)

[peça publicada na íntegra na edição papel de 10 de fevereiro do Jornal do Algarve]
S.C.S./JA
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.