“Queremos ser muito mais que o dormitório de Albufeira”

ouvir notícia

Localizada no coração do município de Albufeira, a freguesia de Ferreiras, com oito mil residentes, é a porta de entrada do turismo no concelho. Em entrevista ao JA, o jovem presidente da junta – tem apenas 29 anos e foi eleito há nove meses – diz que vai lutar pela criação de uma identidade na freguesia. A intenção, frisa Jorge Vicente, é aliar os costumes e tradições a novas áreas, evitando assim que Ferreiras se torne no dormitório de Albufeira.

 Como encontrou a freguesia quando assumiu funções?

Encontrei uma freguesia em franca expansão em diversas áreas, com uma linha constante de evolução, a necessitar de alguma inovação tecnológica e de ideias novas de resposta aos tempos de diminuição do poder de compra dos residentes. Outro ponto importante que temos vindo a melhorar é a comunicação com a Câmara de Albufeira e o feedback que a mesma nos dá em diversas áreas de intervenção e isso é essencial para a população, pois nós temos o dever de ser a voz da população junto da edilidade local.

Quantos habitantes tem a freguesia?

 Temos cerca de 4.500 eleitores e para cima de 8.000 residentes permanentes.

Como define a freguesia?

É uma freguesia jovem (13 anos desde a sua constituição), mas também jovem por ser o abrigo para diversos casais a constituir família e também os que procuram uma oportunidade de trabalho neste concelho. É uma freguesia pequena em termos geográficos mas grande em número de residentes. É a porta de entrada do turismo no concelho, pois todas as vias de comunicação “desaguam” nesta freguesia. Temos os nossos costumes e tradições de outros tempos e os quais tentamos preservar e promover, mas a freguesia quer se revelar também em áreas novas para se destacar neste século XXI. Outro dos aspetos de referenciar é que em termos geográficos somos a freguesia central do concelho que também nos dá alguns privilégios e responsabilidades.

Quais as obras de maior relevância que foram feitas nos últimos anos?

Essa é uma pergunta à qual tenho dificuldade em responder visto só termos tomado posse há nove meses, mas penso que a requalificação de algumas estradas e novas infraestruturas ao nível do saneamento e águas sejam os pontos a referenciar do antigo executivo.

 O que é que faz mais falta à freguesia neste momento?

- Publicidade -

As necessidades de maior realce na freguesia são: infraestruturas para a educação e para desporto/atividade física, visto não ter capacidade para albergar tantas crianças da freguesia; Ação social, pois existem agregados familiares a passarem grandes dificuldades e de idosos abandonados que necessitam de um lar ou centro de dia para serem acompanhados, sem descurar da necessidade de um banco alimentar e outro de roupa. Parece-me serem estes os mais preocupantes para a população residente, sendo as acessibilidades e saneamento outros dos pontos sempre presentes para se intervir. Para quem nos visita é necessário um posto de informação turística junto da estação ferroviária de Albufeira, para os orientar nessa mesma visita.

Está prevista a concretização de algum projeto importante num futuro próximo?

Num futuro próximo temos definido a aquisição de um transporte de passageiros para apoiar os residentes mais necessitados a deslocarem-se na freguesia e também pretendemos avançar com um projeto ligado ao bem-estar e atividade física. Está a avançar, entretanto, o processo de aquisição de terrenos por parte da autarquia para a construção do pavilhão desportivo na freguesia. Outra das novidades que vamos ter brevemente é a mudança do topónimo da estação ferroviária de Albufeira para Albufeira – Ferreiras.

Que medidas têm sido tomadas na área social para apoiar a população nestes tempos de crise?

Nesta área estamos a desenvolver protocolos de cooperação com associações e IPSS que atuam nessa área, estamos também empenhados na requalificação de um edifício para a Conferência de S. Vicente da paróquia de S. José em Ferreiras e assim dar inicio ao projeto do Banco Alimentar e de Roupa. Alteramos também alguns pontos no regulamento de atribuição de bolsas de estudo para se tornar mais justo e adaptado à realidade. Comparticipamos algumas receitas médicas dos mais carenciados da freguesia. Além disto, todos os dias surgem situações que de alguma forma tentamos ajudar e intervir.

Como é que perspetiva o futuro da freguesia?

Parece-me uma pergunta muito abrangente e de difícil resposta prática e concisa, mas penso que as perspetivas a longo prazo são boas, pois num país com tão pouca natalidade, termos das maiores taxas de natalidade só traz benefícios para a freguesia. Como tal é necessário criar uma identidade para a mesma e não deixar que fique sujeita a ser o dormitório de Albufeira. Estamos no caminho certo, essa é a nossa convicção.

Que locais aconselham a visitar na freguesia?

Nós pensamos que é interessante conhecer o nosso património de poços e noras, que para isso estamos a desenvolver as Rotas dos Poços, para ajudar os visitantes a deslocarem-se com orientação. Temos também a Igreja de S. José que tem uma beleza arquitetónica enorme. A estação ferroviária é sempre um ponto a visitar assim como o parque desportivo de ferreiras. Depois podem-se deliciar com a gastronomia típica em alguns restaurantes típicos e por fim conhecerem alguns artistas da freguesia.

 Deixe uma frase ao povo da freguesia…

Que se envolvam cada vez mais em tudo o que diz respeito a esta freguesia, quer seja em festas, cultura, arte, eventos, desporto, educação e lazer, pois Ferreiras precisa de criar uma identidade forte para que seja reconhecida tanto a nível local, como regional e porque não até internacional. Importante lembrar também a todos a importância do espírito de comunidade e partilha que temos de fomentar principalmente nos tempos que se avizinham.

FICHA PESSOAL:

Nome: Jorge Miguel Vicente

Idade: 29

Eleito presidente da junta em: 28-10-2009

Partido: PSD

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril -consulte aqui a programação-

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas” celebra os 50 anos da Revolução

O concurso "Cores e Formas dos Nossos Artistas" vai juntar artistas do concelho de...

Acidente rodoviário em VRSA provoca um ferido grave

Ontem, pelas 17h20, aconteceu um acidente rodoviário, na Estrada da Mata, em Vila Real...

PS apresenta proposta para eliminação das portagens na Assembleia da República

Os deputados do Partido Socialista (PS) apresentaram uma proposta que visa a eliminação das...

Campo de jogos da Escola Básica nº2 de Sagres é reconstruído

Recentemente, foram concluídos os trabalhos de reconstrução do muro de vedação e do campo...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.