Querença prepara-se para mais a Festa das Chouriças

ouvir notícia

A Festa das Chouriças volta a animar o centro de Querença este fim de semana. Uma festa tradicional que se tem vindo a assumir como um importante evento gastronómico do interior algarvio e que tem na sua génese homenagear o protetor dos animais, S. Luís.
Os festejos têm o seu ponto alto no domingo, dia 22, mas arrancam logo no sábado com uma noite de fados que se vai realizar no Salão de Festas da Casa do Povo de Querença.
População e visitantes são convidados a participar no dia da festa logo a partir da manhã com a apresentação da exposição “Tradições Serranas – A Matança do Porco” que esteve presente na última edição da Feira da Serra. A exposição abre ao público às 11h00, no Largo da Igreja, e constitui-se uma oportunidade para recordar e recriar todo o ciclo desta tradição secular que vai desde a criação dos porcos, o momento em que o animal é morto, a forma como é tratada a carne e separada para diferentes tipos de utilização desde a alimentação regular até à produção dos enchidos.
No final da manhã, o público é convidado para uma degustação de chouriça assada.
As cerimónias religiosas começam às 15h00 com uma eucaristia que antecede a procissão que irá levar a imagem de S. Luís pelas ruas da aldeia.
O leilão de chouriças e outras ofertas que a população faz a S. Luís está marcado para as 16h30, no Largo da Igreja. Este é um dos momentos que mais empolgam o público e que permite a aquisição de alguns enchidos caseiros.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.