Querença recebe este domingo Festa das Chouriças em honra de São Luís

ouvir notícia

.

Evento tornou-se um dos principais cartazes turísticos do interior algarvio, aliando a componente da gastronomia à religiosa, e atraindo muitos visitantes nesta altura do ano

.

A típica aldeia de Querença, no concelho de Loulé, recebe no próximo domingo a tradicional Festa das Chouriças, em honra de São Luis, protetor dos animais.

- Publicidade -

A partir das 11h00, haverá degustação de chouriças no Largo da Igreja. Pelas 15h00 celebra-se a Missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, seguindo-se uma procissão pelas ruas da aldeia. O culminar da festa acontece a partir das 16h30, com o habitual leilão de chouriças e ofertas no Largo da Igreja. Este momento vai contar com a atuação do Grupo de Charolas da Conceição de Faro, a partir das 17h30.

Nas zonas do interior algarvio, onde a matança do porco era uma tradição antiga, as famílias engordavam o seu animal que constituía a principal fonte de alimentação ao longo do ano. Era costume pedir a São Luis que conservasse o porco em boas condições para sustento de todo o agregado familiar, realizando-se anualmente a festa de agradecimento. A crença diz que em janeiro é tempo de glorificar o santo que ajudou na criação dos animais.

Ainda hoje esta festa leva a Querença gentes de todo o lado que gostam de apreciar uma boa chouriça caseira e participar nas cerimónias religiosas. Com o passar dos anos, a Festa das Chouriças tornou-se num dos principais cartazes turísticos do interior algarvio, aliando a componente da gastronomia à religiosa, e atraindo muitos visitantes nesta altura do ano.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.