Quotas para trabalhadores imigrantes entram em vigor

ouvir notícia

O Reino Unido tem em vigor a partir de hoje, um sistema provisório de quotas a trabalhadores imigrantes de fora da União Europeia, que implicará a redução de cerca de 1300 vistos para pessoas qualificadas.

De acordo com o sistema anunciado em maio, será reduzido o número de imigrantes qualificados (categoria 2 numa escala de cinco), mesmo com ofertas de emprego, a ser autorizada a residência no país em cerca de seis por cento.

Ou seja, nos próximos nove meses que decorrem até abril, o número deverá situar-se perto dos 24.100, o que corresponde a menos 1300 do que no mesmo período do ano passado.

- Publicidade -

A seleção será feita com base numa escala de pontos, atribuídos de acordo com as respetivas qualificações.

No final deste período de experiência, será aplicado um sistema definitivo, que terá em conta os resultados da consulta pública em curso aos empresários britânicos.

O sistema que hoje passa a ser aplicado determina também um limite para o número de trabalhadores altamente qualificados (categoria 1), que inclui empresários e investidores.

Todavia, esta quota não deverá ter efeito porque é equivalente ao número registado no ano passado.

Desportistas de alto nível, líderes religiosos e artistas serão isentos destes constrangimentos.

A ministra do Interior, Theresa May, negou o perigo de consequências para a economia e invocou a necessidade de combater os impactos sociais negativos.

“Este Governo acredita que o Reino Unido pode beneficiar da migração mas não de migração sem controlo”, afirmou em maio.

De fora deste sistema ficam os trabalhadores dos países da União Europeia, que beneficiam da liberdade de circulação e trabalho.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.