Radiação na área da central nuclear é 400 superior ao normal

ouvir notícia

As autoridades japonesas informaram esta quarta-feira que foi identificada radiação superior a 400 vezes o nível normal no solo da região a 40 quilómetros da central nuclear de Fukushima, no nordeste do país. Os peritos analisaram material do solo retirado a 5 centímetros abaixo da superfície. As autoridades detetaram no solo a existência de substâncias radioativas. As informações são da rede estatal de televisão NHK.

Segundo o professor Keigo Endo, da Universidade de Gunma, a radiação libertada de iodo está 430 vezes acima do nível normal.

Especialistas japoneses e estrangeiros trabalham para evitar o agravamento da situação em Fukushima. Ontem, depois do surgimento de uma nuvem de fumo na central, os peritos determinaram a evacuação do local. Paralelamente, está a ser feito um esforço para diminuir a temperatura dos reatores. Helicópteros e aeronaves são usados para ajudar na tentativa de manter a temperatura baixa na central.

- Publicidade -

As autoridades japonesas estão preocupadas com os sinais de contaminação de radioatividade na água, no leite, nos produtos alimentícios e no meio ambiente. Por precaução, os moradores da área foram orientados a não beber água nem leite oriundos desta região do país.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.