Rastreio gratuito do cancro da mama chega a Albufeira

ouvir notícia

Arrancou esta semana, no concelho de Albufeira, o rastreio do cancro da mama promovido pelo Núcleo de Rastreios da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve (AOA), no âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve.

Assim, todas as mulheres dos 50 aos 69 anos, inscritas no centro de saúde de Albufeira, vão receber uma carta com a marcação para realizarem gratuitamente uma mamografia digital na unidade móvel que se encontra instalada junto ao centro de saúde de Albufeira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30 (dias úteis).

O rastreio está previsto decorrer neste concelho até ao dia 21 de outubro de 2019.

- Publicidade -

“Desde julho de 2017 que o rastreio é efetuado na unidade móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD), sendo o Algarve a primeira região do país a realizar em todos os concelhos o rastreio com esta tecnologia de última geração, o que permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame”, realça a ARS.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta.

Em caso de dúvida (e se ainda não recebeu a carta a convidá-la para a realização do exame), contacte o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através da linha de atendimento 289889912 (dias úteis das 10h00 às 12h00) ou através do email [email protected].

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.