Rastreios oncológicos com boa capacidade de resposta no Algarve

ouvir notícia

.

A Comissão Oncológica Regional do Algarve (COR) da Administração Regional de Saúde (ARS) promoveu, no dia 5 de março, mais uma reunião de trabalho em Faro, com o objetivo de avaliar o ponto de situação dos rastreios oncológicos a decorrer na região. Durante a reunião, que contou com a presença do presidente do conselho diretivo da ARS Algarve, Martins dos Santos, do coordenador nacional para as Doenças Oncológicas, Nuno Miranda, e dos membros da COR, foram apresentados os resultados obtidos nos rastreios do cancro da mama, do colo do útero e do cólon e reto.

“Os rastreios oncológicos desenvolvidos nos últimos anos na região do Algarve, de base populacional, encontram-se em diferentes fases de desenvolvimento, sendo que a taxa de retenção (percentagem de mulheres rastreadas que voltam ao rastreio) no caso do rastreio do cancro da mama iniciado em 2005, já na sua quarta volta, é elevada”, adianta a ARS em comunicado

Ainda segundo a mesma entidade, o rastreio do cancro do cólon e reto será implementado durante o ano de 2013 e efetuado pelos agrupamentos de centros de saúde, através das suas equipas de saúde e monitorizado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve, tendo como laboratório de referência o Laboratório Regional de Saúde Pública Dr.ª Laura Ayres.

- Publicidade -

No que diz respeito, ao rastreio mais recente da região, o rastreio do cancro do colo do útero, iniciou a fase piloto em 2010, tendo sido alargado a toda a região em novembro de 2011. Das utentes convocadas na primeira volta, 93 por cento foram rastreadas, informa a ARS.

Durante a reunião, o diretor do Programa Nacional das Doenças Oncológicas, Nuno Miranda, elogiou a Comissão Oncológica Regional do Algarve pelo “retrato completo” dos rastreios da região com o diagnóstico feito e os problemas identificados. Foi, ainda, destacada a “boa capacidade de resposta” do Hospital de Faro e do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.