Reabriu o primeiro supermercado Alisuper

ouvir notícia

Restantes lojas da empresa Alicoop vão abrir gradualmente até julho de 2011.

O supermercado Alisuper da Quinta do Lago reabriu ontem ao público e até julho de 2011 abrem as cerca de 80 lojas da empresa Alicoop onde serão integrados os 395 funcionários, garantiu o presidente do Conselho de Administração.

Tomates, alfaces, uvas, melancias, ameixas ou cenouras no setor das frutas e verduras, pão e queijos frescos e os corredores repletos dos bens essenciais é a prova de que o plano de recuperação da Aliccop é uma evidência e uma esperança para o futuro dos trabalhadores, fornecedores e credores ligados àquela empresa.

- Publicidade -

“Damos hoje conhecimento à população, mas também à banca e ao IAPMEI, de que o plano de viabilização para a Alicoop – que detém as empresas Alisuper, Macral e Geneco – é para avançar”, declarou à Agência Lusa Carlos Tuta, presidente do Conselho de Administração da Terra Exclusiva, empresa que vai substituir a Alicoop até novembro na gestão da maior cadeia de supermercados do Algarve.

Maria José Madeira, uma das primeiras empregadas da Alisuper e que viu a empresa a “crescer, a cair e hoje a reerguer-se” estava emocionada e feliz, mas conteve as lágrimas no momento em que o gradeamento correu e deixou a população entrar no supermercado Alisuper que hoje reabriu na Quinta do Lago.

“Fico feliz porque passado tanto tempo, tantas lutas e tanto sacrifício, voltámos a pôr isto tudo a funcionar”, declarou Maria José Madeira, também representante da Comissão dos Trabalhadores e representante sindical do CESP.

Depois do supermercado Alisuper da Quinta do Lago abrir hoje, este sábado está também previsto abrirem lojas Alisuper em Alvor (1), Albufeira (3), Vilamoura (2) e em Vale do Lobo (1), integrando 70 trabalhadores, indicou Carlos Tuta, acrescentando que até julho de 2011 o grupo estima abrir as “81 lojas” e integrar os 395 funcionários.

“A reabertura dos supermercados é muito importante para a região e para não haver mais desemprego, mas também para os fornecedores”, argumentou Peter Whitaker, fornecedor da Alicoop de produtos alimentares e bebidas, referindo que o plano de recuperação da empresa dá uma “nova esperança” para reaver a “elevada dívida” que a Alicoop tem para com ele.

O fornecedor Peter Whitaker só lamenta que o plano de recuperação não tenha surgido mais cedo, porque o verão está quase no fim, considerou.

Com a abertura hoje da primeira das mais de 80 lojas Alisuper põe o fim a quase quatro meses de encerramento, uma solução posta em prática para conter as dívidas da cooperativa em insolvência.

Na cerimónia de abertura estiveram presentes representantes dos trabalhadores, sindicatos, credores, mas também autoridades locais, nomeadamente a Governadora Civil de Faro, ou a presidente da Câmara de Silves, Isabel Soares.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.