Rebeldes recebem apoio político e financeiro

ouvir notícia

As principais potências mundiais decidiram esta sexta-feira apoiar política e financeiramente a rebelião líbia, estabelecendo um mecanismo que permita aos rebeldes receber ativos congelados do país.

Os rebeldes registaram outra vitória diplomática com a visita a Benghazi do presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, primeiro chefe de Estado estrangeiro a dirigir-se à capital da rebelião, onde pediu que o coronel Kadhafi deixe o poder.

Durante a reunião do Grupo de contato sobre a Líbia, em Abu Dhabi, a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton afirmou que os dias do regime Kadhafi estavam “contados”. “Trabalhamos com nossos parceiros internacionais da ”ONU para preparar o inevitável: a Líbia do pós-Kadhafi”, disse Hillary Clinton.

- Publicidade -

O ministro das Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, também declarou que o poder do coronel líbio “chega ao fim”. “Devemos permanecer concentrados e unidos, para não dar nenhuma chance a Kadhafi de reconquistar terreno”, disse.

Hillary Clinton qualificou o Conselho Nacional de Transição (CNT), representando a rebelião, de “interlocutor legítimo” do povo líbio.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.