Recolhidos 55 kg de lixo na Praia de Faro

ouvir notícia

Mais de meia centena de voluntários recolheram hoje de manhã, durante uma hora, 55 kg de resíduos de pequena dimensão e microplástico na Praia de Faro. A limpeza foi feita por alunos das Escolas Profissionais Dom Francisco Gomes d´Avelar e Cândido Guerreiro e colaboradores da Coca-Cola European Partners (CCEP).
Além das intervenções nas praias e costas portuguesas, este Programa tem uma vertente de sensibilização ambiental. Nesse sentido, as instituições participantes na limpeza de Faro receberam formação sobre a problemática do lixo marinho e como chega às praias, a importância da reciclagem e da separação correta de resíduos, a necessidade do consumo responsável e do investimento na economia circular. A formação entendeu-se ainda à Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e Universidade Sénior de Faro. A sensibilização ambiental e a coordenação da ação de limpeza em Faro foi da responsabilidade da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, Organização Não Governamental parceira do projecto “Mares Circulares” em Portugal. Esta acção contou com o apoio da Câmara Municipal de Faro.
Este ano, o Programa “Mares Circulares” já promoveu intervenções na costa de Viana do Castelo, na Caloura (Ilha de São Miguel), na praia de Galapos (Setúbal), Bom Sucesso (Óbidos) Melides (Grândola), com a participação de mais de 2000 voluntários.

Estão ainda previstas acções de limpeza de praia e de sensibilização ambiental na Praia da Ponta dos Corvos (Seixal), Porto Santo (Arquipélago da Madeira), Praia do Aterro (Matosinhos), Praia dos Salgueiros (Gaia) e São Jacinto (Aveiro)
O ano passado, na primeira edição deste programa de intervenção e sensibilização promovido pela Fundação Coca-Cola e pela CCEP, foram retirados cerca de 800 quilos de lixo de seis praias portuguesas e enviados para tratamento e reciclagem seletiva. O PET foi reeintroduzido na cadeia de valor, dando origem a novos materiais e embalagens dando uma segunda vida às embalagens e firmando o compromisso de circularidade desta iniciativa ibérica.
Como resultado do projecto, a Coca-Cola produziu este ano as primeiras garrafas no mundo fabricadas com material proveniente de plástico marinho e aptas para serem utilizadas em alimentação e bebidas. As 300 garrafas apresentadas este mês em Londres utilizaram 25% de plástico reciclado proveniente de praias e fundos marinhos de Portugal e Espanha. Estas garrafas demonstram a capacidade das inovadoras e revolucionárias técnicas de reciclagem que permitiram transformar um plástico PET muito degradado em matéria prima de alta qualidade.
A nível ibérico, este programa contempla a intervenção e limpeza em mais de cem praias e ambientes aquáticos, num total de duzentos e setenta quilómetros de costa em colaboração de diversas ONG’s e com o contributo de milhares de voluntários de diversas instituições, associações e sociedade civil.
É um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.