Rede Ciumed quer ultrapassar fronteiras europeias

ouvir notícia

Durante o quarto congresso da rede de cidades médias da União Europeia, presidida pelo municipio de Vila Real de Santo António, será criada uma nova entidade, formada por países da Península Ibérica e da América Latina

A Rede para a Promoção das Cidades Médias da União Europeia (Ciumed), presidida pelo município de Vila Real de Santo António, vai promover a constituição de uma associação sem fins lucrativos denominada Rede Ibero-americana de Cidades Médias (RIACIM), ultrapassando, desta forma, as fronteiras europeias. A nova entidade será constituída durante o quarto congresso da rede Ciumed, que começou ontem na cidade espanhola de Mérida.

O âmbito territorial da RIACIM são os países da Península Ibérica e da América Latina e anova rede será constituída por Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

- Publicidade -

Esta nova rede pretende desenvolver um quadro de cooperação permanente entre as cidades médias, através do intercâmbio de experiências e da implementação de acções territoriais comuns. Ao mesmo tempo, a RIACIM quer influenciar a tomada de decisões a nível nacional ou internacional, impulsionando políticas urbanas baseadas nas cidades médias, consideradas como o melhor modelo de sustentabilidade e de qualidade de vida dos cidadãos.

Para atingir estes fins, a RIACIM deverá fomentar a partilha de informação e a reflexão sobre a gestão urbanística praticada pelas cidades da rede, favorecendo a difusão de experiências capazes de contribuir para que as cidades da Península Ibérica e da América Latina se tornem mais dinâmicas, atractivas e competitivas.

Desenvolver projectos colectivos, promover a realização de estudos e aceder a financiamento nacional e internacional para melhorar a qualidade de vida nos meios urbanos são outras das metas que irão ser propostas.

Mobilidade e desafios

Além da proposta de constituição da RIACIM, a Rede Ciumed irá debater esta semana a importância da mobilidade e as suas implicações no planeamento e gestão das cidades.

Este quarto congresso da Rede Ciumed vai debater as melhores formas de assegurar transportes sustentáveis em termos ambientais e económicos, isto é, frequentes, rápidos, confortáveis e acessíveis às pessoas de mobilidade reduzida, idosos e crianças.

“Tendo em conta que as autarquias estão na primeira linha do ordenamento urbano, os municípios da Rede Ciumed são, ao longo de dois dias, convidados a partilharem as boas práticas de mobilidade que têm desenvolvido, de forma a que possam ser adoptadas por outras cidades”, destaca Luís Gomes, presidente da rede Ciumed e da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

A Rede Ciumed

A Ciumed é uma rede de cidades médias que tem como principal objectivo promover um sistema equilibrado de estruturas urbanas que apostem no desenvolvimento sustentável e na constante melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes. Podem aderir à Ciumed todas as cidades médias da União Europeia (entre 20 mil e 150 mil residentes). A estrutura conta actualmente com 28 sócios.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.