Reforçada Rede Estratégica de Infraestruturas da Proteção Civil

ouvir notícia

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais foi ajustado à evolução da perigosidade das operações dos últimos anos

Com o aproximar da época de maior afluência turística na região e o início do período mais propício à ocorrência de incêndios, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC), através do Comandante das Operações de Socorro (COS), está a postos para a gestão e operacionalização da Rede Estratégica de Infraestruturas da Proteção Civil.

Disponibilidade, empenho, determinação e coesão, são os compromissos assumidos por todas as mulheres e homens que integram o DECIR-2022 Algarve.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), definido para a região em 2022, foi ajustado à evolução da perigosidade das operações dos últimos anos. Com uma organização flexível e diferenciada face à probabilidade e histórico de ocorrências, previsibilidade da intensidade de propagação e suas consequências, bem como o nível necessário de prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro, o Sistema de Emergência tem vindo a reforçar, nos últimos seis meses, a resposta para época alta na região.

Financiado pela Administração Central, local e entidades detentoras dos corpos de bombeiros, o DECIR robustece a intervenção operacional em cada um dos 16 concelhos algarvios e distribui meios e recursos dos demais agentes de Proteção Civil, organismos e entidades cooperantes que, direta ou indiretamente, concorrem para a defesa da floresta contra incêndios.

Veículos florestais de combate a incêndios, tanques de apoio ao abastecimento de água, veículos de gestão de meios aéreos, máquinas de rasto, antenas móveis dotadas do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), equipas de reconhecimento e avaliação da situação e veículos de planeamento, comando e comunicações encontram-se aptos para socorrer as populações durante os meses de verão.

O CREPC continua a apostar na consolidação das bases temporárias de estacionamento de meios de combate em locais estratégicos para pré-posicionamento e sustentação logística de unidades de reforço imediato. No Algarve, estão operacionais dois centros de meios aéreos (Monchique e Cachopo) e uma base de helicópteros em serviço permanente (Loulé).

A relação de proximidade com as juntas de freguesia, enquanto “parceiros fundamentais” da estrutura de proteção civil e elementos de ligação às comunidades residentes nas áreas mais vulneráveis é outro dos alicerces das operações sazonais, tal como explica ao JA Vítor Vaz Pinto, Comandante Regional do Algarve e Richard Marques, Comandante Operacional Distrital da Proteção Civil. Ambos recordam a importância dos Planos Prévios de Intervençãodesenhados para operações de socorro e resgate nas principais artérias da região (A22, A2 e Aeroporto Internacional de Faro), planos articulados com o Comando Regional.

Nos períodos em que seja declarado, pelo Centro de Coordenação Operacional Nacional, o Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) para o DECIR, de nível amarelo ou superior, serão antecipadas as ações de vigilância e fiscalização nas zonas mais vulneráveis.

As Forças Armadas estarão também aptas, recorrendo-se do Aeródromo de Portimão, para a realização de ações de patrulhamento, vigilância e deteção nas áreas com maior risco de incêndio rural.

Nas últimas semanas foram realizadas ações para quem tem a responsabilidade de mobilizar, empenhar e controlar os meios técnicos nos teatros de operações. Neste âmbito foram desenvolvidas jornadas de trabalho, dirigidas aos coordenadores e técnicos dos Serviços Municipais de Proteção Civil, capacitando as autarquias para a escolha assertiva dos equipamentos a mobilizar e contratar, de forma a preparar os operacionais para sustentar logisticamente os meios no terreno.

- Publicidade -

De 01 de junho a 30 de junho, a região contará com 852 operacionais e 211 veículos (vigilância e combate). Já de 01 de julho a 30 de setembro, o número de recursos disponíveis aumenta para 902 operacionais e 218 veículos.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

“Terra do Atum” de portas abertas para o mundo

Durante o mês de fevereiro, entre os dias 17 e 25, a confraria do...

Ponte Internacional do Guadiana com trânsito condicionado até quinta-feira

O tráfego rodoviário na Ponte Internacional sobre o rio Guadiana vai estar condicionado entre...

Museu de Tavira apresenta atividades durante as férias da Páscoa

O Museu Municipal de Tavira/Palácio da Galeria oferece uma experiência "enriquecedora", com a realização...

Mais de 17 mil pessoas visitaram XL Games Portimão

Na abertura da edição do "Março Jovem", no Portimão Arena, mais de 17 mil...

PSP de Faro deteve oito pessoas nas últimas 48 horas

Nas últimas 48 horas, o Comando Distrital da PSP de Faro procedeu a oito...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.