Reflexão sobre “perfil do aluno”

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Vivemos num mundo repleto de mudanças e de incertezas, incertezas essas, que não devem coabitar na escola.

Devem criar-se condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico de modo a criar pessoas autónomas, responsáveis e cidadãos ativos na sociedade.

É da máxima importância que através das aprendizagens se impeça o desenvolvimento do atraso nacional e que a escola incida, nas relações e implicações dos diferentes Saberes, com o apoio das famílias, das várias entidades relacionadas com o mercado de trabalho, no sentido de entenderem a importância nobre da escola e dos professores, através do reconhecimento do seu trabalho e da sua credibilização.

Considero muito importante a inclusão, partindo-se de uma filosofia pedagógica que respeite e considere todas as diferenças entre os alunos. Assim, urge que essa integração seja uma realidade, o que implica que sejam criadas as condições imprescindíveis para tal, nomeadamente: a definição de currículos, a definição de pares de trabalho e em que áreas, a ponderação da distribuição da carga letiva pelas diferentes disciplinas do currículo, tendo em conta os meios humanos e as necessidades exigidas pelo “perfil do aluno”, entre outras.

O “perfil do professor” não deixa de assumir também a sua importância, de modo a permitir a implementação das áreas de desenvolvimento e a aquisição das competências – chave propostas.

Deste modo, a transdisciplinaridade irá facultar aos jovens uma cultura que permita saber articular, religar, contextualizar e globalizar, reunindo todos os conhecimentos que adquiriram ao longo da vida.

No meu entender, qualquer novo modelo deverá passar por um período mínimo de implementação de dez anos, de modo a permitir uma análise qualitativa do mesmo e poder-se avaliar a concretização dos objetivos pretendidos e ser, pontualmente, aperfeiçoado, ao longo desse tempo.

O esforço necessário para colocar em prática o proposto no “perfil do aluno”, implicará um grande trabalho de articulação entre os vários professores, uma vez que as disciplinas deixam de ser estanques e tornam-se elos de continuidade, em função das necessidades/curiosidades dos alunos.

Penso que, na sua essência, o projeto é positivo, mas deverá ser preparado o terreno para a sua implementação, começando desde logo pela revisão dos currículos das várias disciplinas, pela formação dos professores e dos vários intervenientes no processo de ensino/aprendizagem, redução do número de alunos por turma e revisão das condições de trabalho dos docentes.

Posso afirmar que só somos realmente completos, quando conseguirmos ver esclarecidos os nossos porquês, alargando a nossa visão do mundo, conseguindo construir a diferença e embelezando o que nos rodeia, através de uma educação que procure desenvolver, em nós, esse olhar crítico para o mundo que nos rodeia e para dentro de nós próprios, ao contrário do que acontece atualmente, uma educação acrítica e tecnicista, que se preocupa em criar pessoas treinadas para o “mercado de trabalho”.

Nunca devemos esquecer que “Um povo ignorante é o instrumento cego da sua própria destruição.”

Aida Dias
* Professora de Educação Visual e Educação Tecnológica e sócia do SPZS

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.