Regata dos Portos dos Descobrimentos liga Lagos e Palos de La Frontera

ouvir notícia

Nos próximos dias 9 a 11 de Julho decorre a XXI Regata dos Portos dos Descobrimentos, cujo objectivo é recordar o contributo das duas cidades para a epopeia dos Descobrimentos Marítimos.

No dia 9, pelas 17h00, está prevista a largada da Regata Prol e no dia seguinte, pelas 10h00, partem as embarcações a caminho de Palos de La Frontera, cuja chegada está prevista para o dia 11.

A Regata dos Portos dos Descobrimentos – Lagos e Palos de La Frontera – tem periodicidade anual e vai alternando os pontos de partida e de chegada. Este ano, a embarcação vencedora arrecadará um prémio no valor de 4.200 euros.

- Publicidade -

Recorde-se que, em 27 de Outubro de 1992, teve lugar a cerimónia do Acto de Geminação de Lagos com Palos de La Frontera, onde os dois municípios selaram o compromisso de “manter laços permanentes, de favorecer e incentivar o intercâmbio entre os seus habitantes em todos os campos, de desenvolver através de uma compreensão conjunta o sentimento de fraternidade e solidariedade universais e de conjugar os esforços para contribuir para o êxito destas tarefas de paz e prosperidade”.

Palos de La Frontera foi a primeira cidade com que Lagos se irmanou. O objectivo desta iniciativa foi o de contrariar o afastamento que, com o tempo, foi ganhando terreno e estabelecer entre si bases de entendimento e de troca de conhecimentos nas diversas áreas de âmbito municipal.

De Palos, em 1492, partiram Colombo e os irmãos Pinzón, na célebre viagem que os levou à descoberta da América. Lagos, como se sabe, foi residência do Infante D. Henrique e porto de partida de várias expedições portuguesas.

A XXI Regata dos Portos dos Descobrimentos é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lagos e do Clube de Vela de Lagos e é uma das iniciativas que resultam da Geminação entre os municípios de Lagos e Palos de La Frontera.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.