De portas abertas, sem possibilidade de marcação online, o serviço está a funcionar em regime de serviços mínimos, apenas com uma funcionária.
Por limitação de recursos humanos, neste momento apenas é possível ativar a assinatura e chave móvel digital e levantar cartões de cidadão já emitidos, estando suspensos os serviços de emissão de quaisquer documentos, acrescenta o PSD Olhão.
Os cidadãos que procuram a emissão de cartões ou passaportes estão a ser encaminhados para outros concelhos, conforme presenciámos no local.
Os sociais-democratas consideram que “esta situação já ultrapassou o limite do razoável, colocando em causa o funcionamento de um serviço público fundamental para os Olhanenses”.
“Por testemunhos vários, confirmámos que esta dificuldade se prolonga há demasiado tempo, sem que o executivo Municipal do PS se tenha pronunciado publicamente sobre o assunto”, criticam.
Consideram inaceitável que os olhanenses tenham de se deslocar a outros concelhos (sendo que o mais próximo – Faro – fica a 10 quilómetros de distância), para verem resolvidos assuntos tão fundamentais como a simples emissão de um documento.
“Reiteramos que é vergonhoso que o executivo Municipal do PS trate os Olhanenses desta maneira, sem revelar qualquer esforço, nem fazer as diligências públicas necessárias junto do Ministério da Justiça, para a regularização urgente dos Serviços do IRN em Olhão”, conclui o PSD.