Remate Certeiro: Gouveia e Melo foi o grande berço da Nação

Gouveia e Melo foi o grande berço da Nação. Estávamos a ver que o enrolavam em meia folha de papel selado…

Gouveia e Melo foi o berço da nação

«Vou voltar ao anonimato das minhas funções militares», afirmou o Vice-Almirante Gouveia e Melo, na hora de deixar a coordenação da Task Force, onde escreveu uma das páginas mais brilhantes da nossa história, pois foi sob a sua liderança, que colocou Portugal entre os países mais vacinados em todo o mundo.


Saiu como entrou, simples, profissional, solidário, com um elevado capital de liderança, e para que não existisse dúvidas, andou sempre com o fardamento de combate. Porque vacinar o País era de facto um combate, perante um inimigo invisível…

Ao longo da sua função de coordenador da Task Force, Gouveia e Melo, ainda teve que enfrentar algumas críticas vindas de gente sem escrúpulos, dos muitos que contam apenas para a estatística de quantos somos.


Mas este herói confiável deu lições sobre lições, fazendo da sua postura calma e serena, e de um enorme respeito pelos outros, a humildade que tantas vezes não habita nos carreiristas de política deste País.


E o pior, é que nos dias mais recentes, para espanto do mundo, estávamos a ver que pegavam em Gouveia e Melo e o enrolavam em meia folha de papel selado, na severidade de um castigo, por ausência de se reconhecer, que em política não vale tudo.

António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, felizmente que se reuniram na tasca ao canto do Palácio de Belém e após um incrível jogo de matraquilhos, lá chegaram à conclusão, que nestas coisas de mudar de postos/chefias militares, quem decide não é nenhum dos habitantes de S. Bento, mas apenas o Presidente da República.


A espécie de bronca, que estava a perturbar ainda mais, as roupas da cama das autarquias, escandalizou o mundo, numa espécie de estranha traição ou então a decisão de alguém que nunca leu o antigo Manuel do Oficial Miliciano, igual ao da Marinha, só não pergunta é se sabem nadar…

A tempo, como é costume, António Costa, mandou abrir fileiras e com a capacidade, que o torna num dos nossos políticos mais hábeis, deu conta que tudo não passara de uma das velhas engenharias, que mais uma vez queria construir a casa pelo telhado.


Diz-se, e é verdade, que Gouveia e Melo, não merecia tamanha insensatez.


Diz e é verdade que demos uma grande Casa, que nada tem a ver com a Casa da Sorte, a Casa dos Segredos, a Casa de Irene (uma velha canção), a Casa Aberta e muito menos a Casa de Papel. Antes com a falta de rigor, de competência, de disciplina mental, porque quando se chega ao estado que trouxe à ribalta a confusão criada em torno do Vice-Almirante Gouveia e Mela, e da fuga de João Rendeiro, que até teve como um dos seus advogados um moralista comentador da SIC, será de admitir que um dia a CASA VENHA ABAIXO…

António Costa também sabe, que tem gente, que se não fizer nada, já não atrapalha…

Mário Cesariny

Vitor Aleixo levou Mário Cesariny a Loulé


Mário Cesariny, poeta, autor dramático, crítico, ensaísta, tradutor e artista plástico português, nasceu a 9 de agosto de 1923, em Lisboa, e morreu a 26 de novembro de 2006 e o poema You Are Welcom to, é um dos seus mais emblemáticos, publicado em 1957 (já lá vão sessenta e quatro anos) em Pena Capital.


Quando uma manifestação política, a quem antigamente chamávamos de Comício (eu fui formatado por outras filosofias de comícios), nos mostra num romper dos holofotes, um corpo e forma de dança, e uma voz brilhante levando até onde o som se pode esticar, um poema incrível, sem fantasias, nem fendas por onde se escapasse o momento que se estava a vive, então a poesia está a passar por nós.

Um poema com cheiro, paladar, encantamento, que nos trava em casa passo. Que nos faz cair e num repente nos alevanta.


Onde não existem nem muralhas, nem barcos, nem cais. Mas ao mesmo tempo existe tudo, menos a soberba, a arrogância, o ciúme, o maldizer.


E quando pouco a pouco, na voz artística e bela de João Pedro, o famoso Tápê, dos palcos. Da arte de representar e desta vez também de apresentar, nos trouxe Mário Cesariny, em You Are Welcom to, isto é dando as boas-vindas a quantos esgotaram o espaço, para escutar Vítor Aleixo, no encerramento da sua campanha eleitoral, tínhamos a certeza que o neto de António Aleixo tinha convidado Mário Cesariny a visitar Loulé.

Num tempo em que a política, parece estar de pernas cruzadas para com a cultura, esta subida ao palco, de Mário Cesariny, foi um momento fascinante.


Seja bem-vindo, encheu os pulmões de Tápê e os nossos corações de alegria. De respeito, numa noite em que Vítor Aleixo convidou Mário Cesariny a visitar Loulé.

You are welcome to Elsinore

Entre nós e as palavras há metal fundente
entre nós e as palavras há hélices que andam
e podem dar-nos morte violar-nos tirar
do mais fundo de nós o mais útil segredo

entre nós e as palavras há perfis ardentes
espaços cheios de gente de costas
altas flores venenosas portas por abrir
e escadas e ponteiros e crianças sentadas
à espera do seu tempo e do seu precipício
     
Ao longo da muralha que habitamos
há palavras de vida há palavras de morte
há palavras imensas, que esperam por nós
e outras, frágeis, que deixaram de esperar
há palavras acesas como barcos
há palavras homens, palavras que guardam
o seu segredo e a sua posição

Entre nós e as palavras, surdamente,
as mãos e as paredes de Elsenor

E há palavras e nocturnas palavras gemidos
palavras que nos sobem ilegíveis à boca
palavras diamantes palavras nunca escritas
palavras impossíveis de escrever
por não termos connosco cordas de violinos
nem todo o sangue do mundo nem todo o amplexo do ar
e os braços dos amantes escrevem muito alto
muito além do azul onde oxidados morrem
palavras maternais só sombra só soluço
só espasmo só amor só solidão desfeita
     
Entre nós e as palavras, os emparedados
e entre nós e as palavras, o nosso dever falar

Neto Gomes

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.