Repetição de eleições em Belém e Ribamato decorre sem incidentes

ouvir notícia

As eleições legislativas nas duas localidades do Distrito de Mé Zochi, respetivamente Belém e Ribamato, onde no domingo passado a votação foi interrompida, “estão a decorrer sem qualquer incidente”, disse à Lusa o porta-voz da comissão eleitoral são-tomense (CEN), Victor Manuel Correia.

“As coisas estão a decorrer da melhor maneira possível, está tudo calmo, há afluência às urnas, não há grandes complicações e esperamos que tudo corra sem sobressalto até às 18 horas, quando teremos que encerrar as urnas”, disse Victor Correia.

Mé Zochi é o segundo mais populoso distrito do arquipélago, onde se elegem 13 dos 55 deputados da Assembleia Nacional são-tomense (parlamento).

- Publicidade -

No passado fim de semana os 406 eleitores de Belém montaram barricadas, impediram os membros da comissão eleitoral são-tomense de colocarem as urnas de voto e realizaram uma manifestação espontânea, protestando contra a falta de água potável.

Em Ribamato, com 495 eleitores, as eleições foram interrompidas quando um cidadão desviou e violou a urna já com cerca de 80 por cento de votos realizados.

As urnas voltaram a abrir nas primeiras horas de hoje e o processo decorre sem qualquer incidente, notando-se entretanto um reforço policial.

“Nós decidimos pura e simplesmente reforçar a segurança. Na semana passada tínhamos segurança, mas não foi suficiente e o que decidimos hoje foi reforçar esse efetivo”, disse o porta-voz da CEN.

Victor Correia explicou entretanto a presença policial “não está a influenciar o ritmo da votação”.

“Reforçámos a segurança mas não com o medo da repetição dos incidentes passados, pois a própria população entendeu que é um dever que deve cumprir”, explicou Victor Correia, também responsável da Comissão Eleitoral para o Distrito de Mé Zochi, nestas eleições.

A repetição das eleições em Belém e Ribamato não deve influenciar os resultados das legislativas, que deram a vitória à Ação Democrática Independente, liderada por Patrice Trovoada.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.