Repsol e Portfuel garantem que não desistem da exploração de petróleo

ouvir notícia

Tal como o JA adianta na última edição em papel, nem a Repsol-Partex nem a Portfuel vão desistir da exploração de petróleo e gás no Algarve.

Apesar de esta quarta-feira o “Diário de Notícias” ter noticiado que o Governo já deu início ao processo de rescisão dos contratos que tinha assinado com estas empresas, a Repsol já garantiu que não vai desistir da exploração, mas promete “manter o diálogo”, conta o DN.

Já a Portfuel, do empresário Sousa Cintra, também garante que não vai aceitar o chumbo do governo aos projetos de exploração de petróleo no Algarve.

- Publicidade -

“O que eu quero é fazer obra, prosseguir os trabalhos e descobrir se há ou não petróleo no Algarve e se é economicamente viável. Não me interessam indemnizações, mas se teimarem nesta situação não temos outro remédio”, adianta o empresário em declarações ao DN/Dinheiro Vivo.

Entretanto, nos últimos dias têm se sucedido as reações de contentamento em relação à rescisão dos contratos. Ambientalistas, autarcas, empresários e agentes do turismo aplaudem a decisão do Governo.

No entanto, de todos os contratos assinados pelo anterior Governo, sobra ainda o da Galp e da ENI Portugal, que concede direitos de prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo nas áreas denominadas Lavagante, Santola e Gamba, na Bacia do Alentejo (o furo exploratório está previsto para cerca de 46 quilómetros em frente a Aljezur).

Ou seja, tal como o Jornal do Algarve revela na última edição (que fechou antes do anúncio da rescisão dos contratos), o ano de 2017 será crucial no que toca aos planos das petrolíferas para explorar petróleo e gás no Algarve.

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.