República e personalidades da região comemoradas em livro

ouvir notícia

“Este livro também pode testemunhar que merecemos um pouco mais de respeito do que aquele que por vezes nos querem ceder”, comentou um dos autores desta obra, António Rosa Mendes.

Uma obra que destaca cem personalidades que nas suas atividades, convicções, crenças e proveniências mais diversas mostraram a grandeza do ideal republicano

S.C.S.

- Publicidade -

A obra, elaborada por António Rosa Mendes e Neto Gomes, “Algarve, 100 anos de República, 100 personalidades – 1910-2010” foi apresentada na passada segunda-feira, dia 15, no Governo Civil de Faro. Os autores não esconderam a difícil tarefa que abraçaram ao terem de escolher cem personalidades. Rosa Mendes fez questão de sublinhar que muitos outros poderiam com igual mérito ser referidos nesta obra. Ao olhos de Rosa Mendes, o rol de pessoas com um impacto na região, no país e no mundo que tiveram o Algarve como berço ou que por ele se deixaram adotar é de tal forma vasto e rico que é prova que a região é mais rica do que muitas vezes querem dar a parecer.
Durante a apresentação, Neto Gomes, teve de colocar a sua experiência de speaker em ação para elencar e dar uma breve explicação sobre as cem personalidades que integram o livro.
Ao desfolhar o livro, torna-se evidente que as personalidades escolhidas não foram escolhidas tendo como base cores partidárias ou apenas personalidades fortes e que se destacaram na vida política regional e nacional.
Nela estão mulheres e homens, intelectuais, religiosos, gestores, poetas, escritores, pescadores, sapateiros, militares, industriais, governantes, Presidentes da República, primeiros-ministros, artistas, cineastas, professores, médicos, revolucionários, anarquistas, políticos, desportistas e muitos mais.
Elencados por ordem alfabética sem colocar mais ênfase em algumas personalidades que noutras, a obra recorda os percursos de pessoas que deixaram as suas convicções e aptidões tecerem o rumo da sua vida. A título de exemplo, referimos as seguintes personalidades: Adelino da Palma Carlos Álvaro Clemente da Luz, André Jordan, Cavaco Silva, António Aleixo, o Bispo António Carrilho, António Ramos Rosa, Bartolomeu Constantino, Bernardo Passos, Carlos Tuta, Carlos Brito, Carlos Porfírio, Carminda Cavaco, Emílio Campos Coroa, Francisco Zambujal, Cândido Guerreiro, Ataíde de Oliveira, Frederico Ramirez, João Lúcio, Duarte Pacheco (…)

[peça publicada na íntegra na edição de 18 de novembro de 2010 do Jornal do Algarve -já nas bancas!]

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.