Requalificação da marginal de Monte Gordo arrancou ontem

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António iniciou ontem a obra de requalificação da frente marítima de Monte Gordo com a demolição das estruturas de alvenaria e betão que estavam em fase de construção. Esta é a primeira fase de um projeto que inclui, ainda, a limpeza do terreno.

A segunda fase da obra, contempla a renovação dos jardins e espaços verdes, a implementação de novo mobiliário urbano e a criação de novas zonas de estadia, através da revitalização de todo o espaço.

A empreitada terá a duração de cerca de 4 meses, prevendo-se a sua conclusão até ao final de setembro.

- Publicidade -

Segundo o município, a obra não afetará os estacionamentos, nem os acessos à praia, nem o normal funcionamento dos estabelecimentos, já que os trabalhos irão incidir, apenas, nos jardins e zonas pedonais.

O projeto prevê, também, a instalação de três áreas verdes demarcadas, as quais serão complementadas por caminhos interiores e pela plantação de novas árvores e outras espécies vegetais adaptadas ao clima mediterrâneo.

O porquê das demolições

A edilidade justifica as demolições das estruturas de betão e alvenaria em curso, por uma imposição da Agência Portuguesa do Ambiente.

Diz a Câmara que “o plano inicial de requalificação da marginal de Monte Gordo incluía a construção de um hotel na zona poente e a edificação de um conjunto de quiosques e restaurantes que tinham, inicialmente, obtido um parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente mas que, posteriormente, viriam a ser rejeitados por um parecer contraditório, emitido alguns meses mais tarde por esta mesma entidade tutelada pelo Ministério do Ambiente, o que inviabilizou todo o projeto de requalificação da frente mar de Monte Gordo, obrigando a autarquia a repor a situação original do terreno e a atrasar todo a obra de requalificação daquela área”.

Para levar a cabo esta empreitada, foi necessário promover um concurso público, efetuar os respetivos projetos e preparar o financiamento da obra, procedimentos que só agora ficaram concluídos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.