Resultados de exames já podem ser consultados no portal do SNS24

O projeto arrancou em maio e já está disponível em mais de 300 unidades do grupo Unilabs, estando agora a ser alargado a outros laboratórios

Mais de um milhão de resultados de exames médicos já foram partilhados digitalmente, podendo agora ser consultados através da app e do portal SNS 24, indicaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) esta terça-feira.

“A partilha eletrónica dos resultados de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) apresenta muitas vantagens para os utentes, especialmente pela rapidez, facilidade e comodidade no acesso aos resultados dos seus exames”, poder ler-se no documento enviado pelos SPMS.

O presidente do Conselho de Administração da SPMS sublinha que “a partilha de resultados de MCDT é fundamental para a aceleração e automatização dos processos, uma vez que a receção por parte dos Cuidados de Saúde Primários é imediata”. Luís Goes Pinheiro defende ainda que há “um aumento da transparência dos processos, pela disponibilização de resultados no site e app dos SNS 24, que é muito benéfica para os utentes, que passam a ter os seus exames sempre consigo”.

Já Luís Menezes, CEO da Unilabs Portugal, defende que o caminho da digitalização em todo o setor da saúde tem de ser um caminho sem retorno, pois é o melhor para os utentes, para os clínicos e para transparência”, acrescentando que “o esforço da SPMS de melhoria dos processos digitais nos últimos anos está a ser um acelerador da digitalização de todo o Sistema de Saúde”.

A prescrição de exames médicos de forma eletrónica, nos cuidados de saúde primários, passou a abranger, desde abril, todas as áreas, nomeadamente as áreas referentes a endoscopia gastrenterológica, medicina física e reabilitação, pneumologia-imunoalergologia e radiologia, por exemplo, as requisições de radiografias, de TAC, colonoscopias, entre outras. Já foram prescritas desde então mais de 6,2 milhões de requisições eletrónicas, mais de 90% das quais sem papel (desmaterializadas).

A expansão deste projeto irá permitir que o número de pessoas a aceder digitalmente aos resultados dos seus exames médicos seja cada vez maior.

- Publicidade-spot_img

Deixe um comentário

- Publicidade-spot_imgspot_img

+ Populares

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -santos-populares-portimao

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

Tamanho da Fonte
Contraste