Resultados fechados: PS e coligação separados por 6 pontos, BE faz história e PAN consegue eleger

ouvir notícia

.

Numa altura em que estão contados praticamente todos os votos, faltando apurar apenas uma freguesia, a coligação PSD/CDS vence com 38,57% dos votos, mais 6,19 pontos percentuais do que o PS, que alcança 32,38%.

De com os resultados oficiais, a coligação Portugal à Frente (PàF) já assegurou 102 deputados, ficando assim longe da maioria absoluta. Já os socialistas garantiram 83 lugares no Parlamento. No total, faltam ainda atribuir nove mandatos.

O Bloco de Esquerda conquista o melhor resultado da sua história, com 10,21% dos votos e 19 deputados – mais do dobro do que conseguiu em 2011, quando a bancada parlamentar se ficou pelos oito deputados.

- Publicidade -

A CDU passa a quarta força política, obtendo, para já, 8,25% dos votos e 16 deputados, o mesmo que há quatro anos.

O PAN (Pessoas – Animais – Natureza) revelou-se o maior entre os pequenos partidos, conquistando 1,39% dos votos e elegendo um deputado por Lisboa.

Entre os pequenos, segue-se o PDR de Marinho e Pinto, com 1,13%, e o PCTP/MRPP com 1,11%. O Livre/Tempo de Avançar, de Rui Tavares, não foi além de 0,72% dos votos.

LISBOA E SETÚBAL EXPLICAM PERDA DA MAIORIA ABSOLUTA

Lisboa e Setúbal ajudam a explicar a perda da maioria absoluta por parte do PSD/CDS.

Em Lisboa, a coligação de direita perdeu sete mandatos em relação a 2011, passando de 25 para 18 deputados. Já o PS obtém 33,54%, mais 6,1% do que há quatro anos, assegurando mais quatro deputados do que nas últimas legislativas.

O BE duplica a votação em Lisboa, tal como aconteceu a nível nacional, com 10,89% dos votos (mais cinco pontos do que em 2011) e cinco deputados, tantos como a CDU. A distribuição de mandatos pelo círculo de Lisboa fica completa com o assento parlamentar conquistado pelo PAN.

Em Setúbal, onde falta apurar resultados numa freguesia, a coligação PSD/CDS tem uma quebra significativa relativamente a 2011, passando de sete para 3 deputados e de 37,17% para 22,23% dos votos.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.