Reunião para definir governo de coligação falha e Grécia pode ter novas eleições

ouvir notícia

.

As negociações entre o presidente grego Karolos Papoulias e os líderes dos três principais partidos políticos da Grécia terminou ontem (13) sem um acordo para a formação de um governo de coligação, que evitaria a realização de novas eleições. Numa última tentativa para superar a crise política pela qual o país passa, Papoulias convocou os líderes da Nova Democracia (ND), Antonis Samaras, da Esquerda Radical grega (Syriza), Alexis Tsipras, e do Partido Socialista (Pasok), Evangelos Venizelos.

A reunião para definir o novo governo de coligação durou 90 minutos, com a Syriza refutando as medidas de austeridade propostas pela ND e pelo Pasok. Apesar do fracasso na negociação, Samaras, líder conservador da ND – que ganhou as eleições legislativas realizadas há uma semana -, disse que as discussões continuarão.

Após as eleições legislativas, cada um dos três partidos foi convidado para liderar um governo de coligação, mas todos fracassaram na tentativa. O principal impasse é sobre as medidas de austeridade fiscal exigidas pela União Europeia em troca de empréstimos de emergência. A convocação de novas eleições presidenciais podem levar o país à saída da zona euro.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.