Depois de ter estado um mês em consulta pública, com o envio de 1600 contributos e pareceres, o ministro da Educação revelou a versão final da revisão curricular, que entrará em vigor no mês de setembro.
Reforçar disciplinas fundamentais – como a Matemática e o Português, mas também as ciências físicas e naturais e as ciências sociais e humanas – e dar mais autonomia às escolas na gestão do currículo são dois dos grandes objetivos.
As escolas vão passar, por exemplo, a definir qual a duração de aulas, atualmente limitada a blocos de 45 minutos.
1.º CICLO (1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano)
– Introdução de exames finais no final do 4.º ano, a Matemática e Português.
2.º CICLO (5.º e 6.º ano)
– Educação Visual e Tecnológica é dividida em duas: Educação Visual e Educação Tecnológica, cada uma com o seu programa e um professor.
– O Inglês é a única língua estrangeira que pode ser escolhida pelo aluno. A idéia é garantir que todos alunos tenham, no mínimo, cinco anos de inglês (do 5.º ao 9.º ano).
– Formação Cívica e Estudo Acompanhado deixam de ser áreas obrigatórias.
– Formação Cívica: cabe a cada escola decidir se quer atribuir um tempo lectivo semanal áquelas matérias.
– Estudo Acompanhado: é substituído por uma hora semanal de Apoio ao Estudo. Todas as escolas têm de proporcionar esta área mas a frequência é facultativa, dependendo da indicação do conselho de turma e aprovação dos encarregados de educação.
3.º CICLO (7.º. 8.º e 9.º ano)
– História e Geografia ganham 45 minutos por semana no 7.º e no 9.º ano.
– Tecnologias da Informação e Comunicação é antecipada do 9.º ano para o 7.º.
– As escolas podem oferecer uma disciplina à sua escolha no 7.º e no 8.º, consoante o seu projeto educativo.
– Ciências Naturais e Físico-químicas ganham horas no 7.º. no 8.º e no 9.º ano.
ENSINO SECUNDÁRIO (10.º, 11.º e 12.º ano)
– Português é reforçada com 45 minutos semanais. no 12.º ano.
– Tempo de aulas global diminui no 12.º ano, com a diminuição dos tempos dedicados às duas cadeiras de opção anual.
Isabel Leiria (Rede Expresso)