Revisão do PDM para combater desertificação é essencial

ouvir notícia

Em entrevista ao JA, o presidente da Junta de Freguesia de Salir revela um pouco do trabalho que tem vindo a ser feito pela sua equipa nesta freguesia que tem vários espaços de beleza natural única. O Alto do Malhão, a Rocha da Pena, o Barranco do Velho e a Cortelha são alguns desses pontos.

S.C.S.

Jornal do Algarve – A freguesia de Salir está a apostar cada vez mais em eventos durante o Verão. Quais os eventos que estão agendados para este ano?
Deodato João – Os eventos nesta freguesia decorrem ao longo de todo o ano. Além das feiras temos a Festa da Espiga que se realiza em Maio, sendo o evento com mais significado para a população, por ser o mais tradicional e participado pelos diversos sítios da nossa freguesia no cortejo alegórico, também desempenha um papel turístico para os milhares de visitantes que anualmente nos visitam.
Dado o grande número de associações e colectividades da freguesia temos vários eventos que assinalam os aniversários das mesmas nesta altura do ano, demonstrando as suas actividades culturais, desportivas e etnográficas, desenvolvendo um papel muito importante na freguesia.
Em parceria com a Comissão Fabriqueira da Paróquia de Salir, realiza-se no dia 8 de Agosto a Festa da Nossa Senhora do Pé da Cruz, altura do ano em que os nossos imigrantes vêm reviver saudades da sua terra.
Entre 3 e 5 de Setembro temos a segunda edição da Festa Medieval de Salir. A primeira edição foi um êxito e ultrapassou as expectativas ao ter recebido cerca de seis mil visitantes. Trata-se da recriação histórica da conquista do Algarve aos Mouros, estando também presente o mercado medieval. Este ano pretende-se alargar esta festa a mais algumas ruas da Vila, sendo as entradas gratuitas.

(…)

JA – Além dos eventos, quais os pontos de visita que aconselha a quem não conhece a freguesia?

DJ -A freguesia é muito vasta e desta forma os pontos de visita são variados. O alto do Malhão, a Rocha da Pena, Cortelha, Barranco do Velho são locais onde pode desfrutar a natureza e contemplar a paisagem deslumbrante, avistando a Vila de Salir.

Em Salir poderá encontrar percursos pedestres que atravessam as hortas de Salir, onde existe a rota das noras e que merece a nossa melhor atenção, pois é um legado muito importante deixado pelos nossos antepassados.

Temos ainda algumas ruínas das muralhas do castelo na parte mais histórica que são local de visita obrigatória a par da visita ao Pólo Museológico, um equipamento onde estão depositados vários objectos encontrados nas escavações junto às ruínas.

(…)
JA – Quais são os maiores problemas da freguesia neste momento?
DJ – No seguimento das necessidades básicas já referidas, nota-se a falta de infra-estruturas que permitam contribuir decisivamente para o progresso e desenvolvimento de Salir. A revisão e alteração do PDM, de forma a combater ou minorar a desertificação na freguesia é essencial. Existem inúmeros casais à espera desta alteração para poderem construir o seu lar próximos dos seus familiares.

Alargamento do saneamento básico às zonas situadas no perímetro urbano é outro problema mas que se prevê colmatar agora que está terminada a nova ETAR. Precisamos ainda de fazer a remodelação da rede de abastecimento de água em Salir com a construção de novo reservatório, porque as condutas existentes estão constantemente em rotura.

- Publicidade -

[entrevista publicada na íntegra na edição papel do Jornal do Algarve de 5 de Agosto de 2010]

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Silves abre inscrições para o Festival da Caldeirada e do Mar

Silves abriu inscrições para restaurantes que pretendem participar no Festival da Caldeirada e do...

Faro recebe o primeiro projeto habitacional a custos controlados

Faro recebe o primeiro projeto habitacional a custos controlados, promovido e financiado por uma...

Tavira promove aprendizagem de primeiros socorros em animais

O concelho de Tavira vai receber, no dia 4 de maio, pelas 10h, na...

Estudantes da UAlg presentes na Conferência da Década dos Oceanos

Estudantes da Universidade do Algarve (UAlg) estiveram presentes na Conferência da Década dos Oceanos...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.