Revolução de abril comemorada em todo o Algarve

ouvir notícia

O 45º aniversário da Revolução de Abril está a ser comemorado em todo o Algarve, com muita solenidade e várias atividades, desde manifestações desportivas, a culturais, passando pela música e, claro pelas intervenções políticas dos representantes partidários e dos sindicatos.

Em todo o Algarve, os municípios promoveram sessões solenes, com discursos alusivos à efeméride e eventos evocativos da Revolução que em 25 de Abril de 1974 libertou o país de 48 anos de ditadura, que teve como protagonistas um conjunto de capitães descontentes com a persistência da guerra colonial e um povo farto das amarras do fascismo.

Mas nestas comemorações está a ser particularmente significativo o envolvimento dos jovens e das escolas algarvias. Uma presença importante porque, hoje mais do que nunca, importa manter viva a chama da liberdade, junto das novas gerações.

- Publicidade -

Grande Bandeira da Liberdade apresentada em Castro Marim

Foi neste contexto de participação juvenil nas Comemorações de Abril, que os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim apresentaram na Praça 1º de Maio, em Castro Marim, uma Bandeira da Liberdade, com cerca de 40 metros, construída por si, que ilustra esta notícia.

Esta aventura começou com a grande história “À Procura da Liberdade, da autoria de Fátima Valentim, um conto infantil que traduz a essência de um valor tão essencial a uma vida mais feliz e contou com o apoio do ilustrador Nuno Rufino.

Cada aluno pintou a “sua” liberdade dando origem a 40 metros de bandeira, numa expressão de liberdade conseguida pelo olhar e sentir de centenas de crianças.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.