Revolução nos transportes públicos começa na próxima semana

ouvir notícia

A primeira etapa da revolução nos transportes públicos no Algarve vai arrancar, no próximo dia 1 de maio, com uma redução que pode chegar aos 80% dos passes dos autocarros e comboios. A medida, aprovada pelos 16 municípios algarvios, visa atrair mais gente aos transportes públicos, numa região onde a larga maioria das pessoas desloca-se em viatura própria. Mas, para isso, não basta ser “barato”, importa ainda tratar de outros problemas, como a falta de investimento e de articulação na rede de transportes

O caos e o alarme que se gerou no Algarve com a “seca” de combustíveis nos postos de abastecimento, no início do período da Páscoa, colocou mais uma vez em evidência a enorme dependência da região em relação ao carro. O Algarve esteve quase a parar…!

O último plano de mobilidade encomendado pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, já tornava claro que “seis em cada dez algarvios” desloca-se regularmente em viatura própria. E tudo “por falta de um sistema integrado de transportes públicos”. O pior é que esta situação tem vindo a acentuar-se a um ritmo veloz. Na última década, os transportes públicos perderam cerca de 25% de utilizadores no Algarve, sendo que a falta de investimento dos últimos anos tem vindo a refletir-se numa quebra de utentes, que se queixam de um desajustamento da oferta em relação às suas necessidades.

- Publicidade -

Nesse sentido, a AMAL – que reúne os 16 presidentes de câmara do Algarve – aprovou, na semana passada, a medida que vai reduzir os preços dos passes dos transportes rodoviários e ferroviários de todo o Algarve, já a partir da próxima quarta-feira, dia 1 de maio…

Leia a notícia completa na edição em papel.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.