Risco máximo de incêndio na região

ouvir notícia

O distrito de Faro encontra-se hoje sob risco máximo de incêndio, enquanto que vários locais do norte e centro interior estão com aviso muito elevado, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

O aviso de risco máximo de incêndio, o mais grave de uma escala de cinco, está ativo para os concelhos algarvios de Monchique e São Brás de Alportel.

Por outro lado, os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre estão com o aviso “Muito Elevado”.

- Publicidade -

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o “reduzido” e o “máximo”, e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

De acordo com a informação disponibilizada no “site” da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) foram registados, na quarta feira, 18 incêndios florestais, os quais foram combatidos por 236 bombeiros, apoiados por 54 veículos e recurso a cerca de uma dezena de missões aéreas.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais está na “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios, entre 01 de julho e 30 de setembro.

As previsões do IM para hoje são de céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente nublado até ao final da manhã, a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

O vento será fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste, durante a tarde.

O IM prevê ainda uma subida da temperatura máxima, com o Porto a registar 24 graus Celsius, 25º em Ponta Delgada, 28º em Lisboa e Funchal e 32º em Faro.

Na costa ocidental, as ondas de noroeste terão um a dois metros e a água do mar registará uma temperatura de cerca de 19º, enquanto que na costa sul, as ondas serão inferiores a um metro e a temperatura da água chegará aos 22º.

JA/AL

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.