“Rotunda é urgente para evitar mais vítimas”

ouvir notícia

Há anos que a junta de freguesia de Pêra (Silves) e os moradores reclamam por uma rotunda que nunca mais chega. A vila é atravessada pela estrada nacional 125, apresentando um cruzamento difícil e que tem sido a causa de centenas de acidentes e vítimas nos últimos anos. O presidente da junta, José Marques, fala ainda do que mudou em Pêra desde que foi eleito, há cerca de doze anos, e do futuro da freguesia.

Como encontrou a freguesia quando assumiu funções?
Quando entrei para a junta, em 1998, Pêra era uma povoação que necessitava de uma imagem diferente, mais dinâmica e que conseguisse fixar pessoas. Para isso, era importante que a autarquia e a junta trabalhassem em conjunto, indo ao encontro das necessidades da população.

Quantos habitantes tem a freguesia?
Os censos de 2001 apontavam para um número de 1.951 habitantes. No entanto, estimamos que o número atual de residentes na freguesia esteja próximo dos 3.000.

Como define a freguesia?
Pêra é uma freguesia com grande potencial turístico, cuja população, embora com um historial ligado à agricultura, principalmente vinha e frutos secos, hoje em dia está fundamentalmente ligada ao setor terciário. Neste momento, a freguesia oferece aos seus residentes, em termos médios, um bom nível de qualidade de vida.

Quais as obras de maior relevância que foram feitas nos últimos anos?
O polidesportivo foi totalmente remodelado, a construção da Intermunicipal, que retirou o trânsito da vila, e a construção do centro escolar. Além disso, a junta foi remodelada, dando melhores condições de trabalho e atendimento à população. Há ainda a frisar a construção do centro de saúde, a ecovia do litoral, entre outras obras.

O que é que faz mais falta à freguesia neste momento?
Ainda falta o alcatroamento de caminhos e a construção de mais uma variante, desde a EN 125 até à Intermunicipal, além da tão esperada rotunda nesta via, no cruzamento Pêra-Algoz.

Está prevista a concretização de algum projeto importante num futuro próximo?
Estamos muito preocupados e temos lutado para que a rotunda no cruzamento na EN 125 seja construída o mais urgente possível. Aguardamos que, com a requalificação da Estrada Nacional 125, esta rotunda seja executada de forma a evitar mais acidentes e vitimas. Aguardamos também que o Pólo de Educação ao Longo da Vida seja construído na antiga escola primária.

Que medidas têm sido tomadas na área social para apoiar a população nestes tempos de crise?
Quando detetamos famílias com problemas, o primeiro contacto é com a Rede Social da câmara. Temos também algumas instituições que colaboram connosco, nomeadamente o centro paroquial de Pêra, com a doação de vestuário, além da instituição Castelo dos Sonhos de Silves, que distribui alimentos às famílias carenciadas que são indicadas pela junta.

Como é que perspetiva o futuro da freguesia?
Pêra é uma vila com grande potencial turístico, tendo a Praia Grande sido galardoada como “praia dourada” e com a bandeira azul. Junto a esta praia foi aprovado um plano de pormenor que irá permitir o desenvolvimento turístico de qualidade, com a consequente oferta de emprego e oportunidade para o crescimento do comércio local.

Que locais aconselha a visitar na freguesia?
Como já informei, temos a Praia Grande de Pêra, a Lagoa dos Salgados, onde existem várias espécies de aves, algumas em vias de extinção e que alberga o primeiro ninho de flamingos confirmado em Portugal. A FIESA é o maior festival de esculturas de areia do mundo. O Real Picadeiro, recentemente inaugurado, aposta na divulgação do cavalo lusitano, tem escola de equitação, passeios e eventos. No que diz respeito ao património arquitetónico, merece destaque a ponte D. Maria I, a Igreja Matriz, a Igreja de S. Francisco e a Ermida de S. Lourenço do Palmeiral, para além de algumas fachadas e chaminés de casas antigas que mantêm o seu traço original.

- Publicidade -

Deixe uma frase ao povo da freguesia…
Queremos contar com todos e todos podem contar connosco.

——————————————————————————–

FICHA PESSOAL:

Nome: José João Gordinho Marques

Idade: 54

Presidente da Junta desde: 1998

Partido: Partido Social Democrata

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Algarve Biomedical Center inaugura Centro de Simulação e Formação Cirúrgica

O Algarve Biomedical Center (ABC) inaugurou hoje, pelas 17h00, o Centro de Simulação e...

VRSA promove segunda edição do Orçamento Participativo Jovem

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA) está a dinamizar a...

Professor da EB2.3 em Montenegro investigado por enviar fotos íntimas a menor

Um professor de Inglês e Português da EB 2,3 do Montenegro, em Faro, está...

Dias Abertos mostraram UAlg a 2000 alunos

A Universidade do Algarve (UAlg) realizou, nos dias 16 e 17 de abril, mais...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.