Ruben Faria ganha terreno aos adversários e aproxima-se do líder

ouvir notícia

Ruben Faria "em luta" com uma duna durante a etapa desta quinta-feira

Ruben Faria (KTM) concluiu a 12.ª e antepenúltima etapa do Dakar na segunda posição, a apenas 1.38 minutos do vencedor, o holandês Frans Verhoeven (Yamaha).

O “motard” algarvio esteve na frente durante grande parte do percurso da etapa disputada entre Fiambalá (Argentina) e Copiapo (Chile) mas acabou por ser surpreendido já na parte final pelo piloto holandês.

Mesmo assim, Faria reforçou a segunda posição na classificação geral de motos, ganhando tempo em relação aos seus mais diretos adversários e, inclusivamente, em relação ao líder e seu chefe de fila, o francês Cyril Despres.

- Publicidade -

Ruben Faria está agora a 5 minutos de Despres e tem uma vantagem de 8 minutos relativamente ao chileno Lopez, terceiro classificado. Hélder Rodrigues foi quinto na etapa e mantém o nono lugar na geral.

“Mais uma vez estive muito próximo de ganhar uma etapa no Dakar 2013, mas como ainda faltam mais duas… Vamos ver [risos]”, comentou Faria no final da etapa.

“Cedo encontrei um bom ritmo de corrida mas mais uma vez sem arriscar. Vi que estava a ganhar tempo e defini como objetivo manter o mesmo ritmo até final. Não foi uma etapa difícil e mantive sempre um bom nível de concentração quando foi necessário navegar pois não queria falhar nenhum WP”, explicou o piloto algarvio, frisando que está “feliz”, já que “a KTM/Red Bull manteve as mesmas posições à geral e as probabilidades para um bom resultado final são maiores”.

“Mas nunca nos poderemos esquecer que isto é o Dakar e tudo pode mudar. Temos que continuar a acreditar”, concluiu Ruben Faria.

Esta sexta-feira disputa-se a 13.ª e penúltima etapa do rali, toda em território chileno, entre Copiapó e La Serena, com um total de 735Km dos quais 441Km de especial cronometrada. Serão as últimas dunas do rali, com pistas amplas e com muitas armadilhas.

Refira-se que no sábado disputa-se a chamada etapa de consagração, que marcará a chegada dos concorrentes a Santiago (Chile). Ou seja, tudo ficará decidido esta sexta-feira.

Classificação 12ª etapa (motos)
1.º – Verhoeven (Yamaha) 03:49:15
2.º – Ruben Faria (KTM) 03:50:53
3.º – Barreda (Husqvarna) 03:52:16

Classificação geral (motos)
1.º – Despres (KTM) 37:46:59
2.º – Ruben Faria (KTM) 37:52:38
3.º – Lopez (KTM) 38:00:39

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.