Russos marcham contra Putin

ouvir notícia

.

“Putin é um ladrão” e “Rússia sem Putin” são algumas das frases entoadas nas manifestações que estão a juntar no feriado de ontem dezenas de milhares de pessoas em Moscovo e São Petersburgo.

É o maior protesto na Rússia após Vladimir Putin ter voltado a assumir a presidência do país. Em dia feriado nacional, dezenas de milhares de pessoas desfilaram ontem (12) por Moscovo e São Petersburgo procurando denunciar o que consideram ter sido uma fraude eleitoral e apelando a novas eleições.

“Putin para a prisão”, “Putin é ladrão”, “Rússia sem Putin” e “todo o poder para as pessoas”, ouve-se a multidão a entoar em Moscovo.

- Publicidade -

A polícia russa tem procurado controlar as ações de ativistas anti-Putin, entre os quais líderes da oposição Alexei Navalny e Sergei Udaltsov, que fizeram questão de estar presentes na manifestação, um dia depois de terem sido interrogados e as suas casas alvo de buscas.

Sites inacessíveis

Horas antes do início do protesto, diversos sites de media independentes russos estiveram inacessíveis.

Na semana passada, Vladimir Putin ratificou o aumento do valor das multas para quem desrespeite as leis que regulam o direito à manifestação. “Não podemos aceitar nada que enfraqueça o nosso país ou divida a sociedade”, declarou o Presidente na televisão.

Alexandre Costa (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.