Ruy de Carvalho e Bombeiros de Tavira homenageados no Dia da Cidade

ouvir notícia

.

Esta segunda-feira, dia 24 de junho, o Município de Tavira assinala mais um Dia da Cidade, cujas comemorações começam a partir das 09h30, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho.

Pelas 10h00, decorre, no auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a sessão solene, a qual contempla a distinção de cinco funcionários com medalhas de bons serviços e dedicação grau prata (30 anos de serviço) e 25 de grau cobre (20 anos de serviço).

Ao ator Ruy de Carvalho e aos Bombeiros Municipais de Tavira, o Município de Tavira deliberou atribuir a medalha de honra da cidade (grau ouro).

- Publicidade -

O Município de Tavira deliberou atribuir a medalha de honra da cidade a Ruy de Carvalho “pela sua ligação ao concelho e pela sua disponibilidade em promover, voluntariamente, Tavira a nível nacional”.

Ruy de Carvalho, ator conceituado no panorama cultural português, nasceu, em Lisboa, em 1927, tendo-se iniciado no teatro amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa. Frequentou o Conservatório Nacional, tendo concluído, em 1959, o Curso de Teatro / Formação de Atores.

Estreia-se, profissionalmente, em 1947, no Teatro Nacional. Marcou presença no Teatro Avenida, no Teatro do Povo e fundou, em 1961, o Teatro Moderno de Lisboa. Assume, dois anos depois, a direção artística do Teatro Experimental do Porto, tendo trabalhado pela primeira vez como encenador.

Trabalhou nas companhias de teatro de Laura Alves, Rafael de Oliveira e Artistas Associados. Pertenceu ao Teatro Nacional D. Maria II até à sua extinção.

Com o encenador Filipe La Féria fez vários espetáculos como “Passa Por Mim no Rossio”, “Maldita Cocaína” e “A Casa do Lago”. Ao longo da sua carreira, Ruy de Carvalho interpretou grandes autores: Molière, Tennessee Williams, Bernard Shaw, Anton Tchekov, D. Francisco Manuel de Melo, Eça de Queirós, Luís de Sttau Monteiro, Luiz Francisco Rebello e William Shakespeare.

Para além do teatro, o ator tem uma vasta carreira na televisão, tendo participado em inúmeras telenovelas. No cinema entrou em filmes como “Pássaros de Asas Cortadas”, “Domingo à Tarde”, “A Bicha de Sete Cabeças”, “Non ou a Vã Glória de Mandar”, “Vale Abraão” entre muitos outros.

Com uma vasta carreira, Ruy de Carvalho recebeu vários prémios de imprensa para o teatro, prémios de imprensa para o cinema e prémios da crítica. Foi, igualmente, agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada.

Os Bombeiros Municipais de Tavira (BMT) são também agraciados com esta distinção. Estes através de todas as suas estruturas têm como objetivo a proteção de pessoas, de bens e do ambiente, prevenindo situações que as ponham em perigo ou limitando as suas consequências.

Os Bombeiros Municipais são profissionais, incluindo, também, no seu corpo, bombeiros voluntários, dado que a origem da corporação começou por ser, em 1888, uma Companhia de Bombeiros Voluntários que evoluiu para a forma profissional que, hoje, apresenta. O seu Corpo é composto por 38 profissionais, seis voluntários, perfazendo um total de 44 elementos.

Em julho do ano passado, quatro dias de incêndios devastaram um terço do concelho tavirense. “Foram momentos de aflição, mas também de bravura e solidariedade. Pela dedicação e pelo trabalho árduo manifestado, no decorrer destes longos dias, os BMT são dignos de distinção pública”, explica a autarquia.

São reconhecidos, ainda, com medalha municipal de mérito grau prata os seguintes cidadãos e entidade: Laurentino Coelho, Gilberto Gonçalves Ferro, Daniel Cunha Dias, Rui Francisco Neves Dias, José Martins Pereira, Eduardo Rafael do Carmo Dias, António Patrício Dias, Armando Manuel Nascimento Mangas e Centro Paroquial e Social de Santa Maria.

Daniel Conceição Machado, Carlos Alberto Pereira Pinto, José Evangelista Cabeçudo, João Venâncio, José Custódio Horta, Raúl Revez Segura, Alberto Santos Pereira Rocha, Renato António Vicente Fonseca e Academia de Música de Tavira são homenageados com medalha de mérito grau cobre.

Visita a obras e apresentação de projetos

Segue-se, pelas 11h30, uma visita ao local dos futuros apoios de pesca, assim como às obras da Igreja das Ondas (São Pedro Gonçalves Telmo).

Também os projetos de requalificação ribeirinha, nomeadamente, o Cineteatro António Pinheiro, o Mercado da Ribeira e a Rua José Pires Padinha são apresentados, no Mercado da Ribeira.

No período da tarde, pelas 14h30, a comitiva efetua uma passagem pelas obras do Quartel dos Bombeiros, do Centro Escolar da Horta do Carmo, do Parque Verde do Séqua, pelas diversas obras alvo de repavimentação, assim como pelas obras de saneamento básico nas freguesias do concelho.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.