S. Marcos da Serra reclama por paragem de comboios

ouvir notícia

.

Desde o final de 2011 que os comboios deixaram de parar na estação ferroviária de São Marcos da Serra, freguesia do concelho de Silves. Este foi o resultado da implementação de um novo modelo de exploração da linha do sul, por parte da CP, que acabou também por retirar as paragens nas estações de Messines e Tunes, no mesmo concelho.

A decisão da CP tem motivado muitos protestos da população, que tem vindo a manifestar-se pela reposição dos horários de comboio, exigência que tem vindo a ser feita através de abaixo-assinados e iniciativas públicas de protesto, como aquela que aconteceu no passado dia 4 de fevereiro e que juntou mais de 300 pessoas junto à estação ferroviária de São Marcos da Serra.

Esta situação também levou o Bloco de Esquerda (BE) a apresentar na Assembleia da República, na semana passada, um projeto de resolução em que recomenda ao Governo que interceda junto da CP no sentido desta repor a paragem de comboios em São Marcos da Serra.

- Publicidade -

“A situação mais grave regista-se em São Marcos da Serra, cuja população, sem o transporte ferroviário, fica limitada quanto à oferta de transporte coletivo de passageiros, dado a mesma ficar reduzida ao insuficiente transporte rodoviário, o qual disponibiliza apenas duas partidas a partir da localidade, uma no período da manhã, e outra ao início da tarde”, salientam os bloquistas.

O BE realça ainda que a retirada da paragem em São Marcos da Serra contribuiu para aumentar o isolamento e o despovoamento dos locais, “os quais ficam entregues a si próprios, num meio com grande carências económicas e sem apoio dos mais básicos serviços sociais, tais como a prestação de cuidados de saúde: o hospital mais próximo situar-se a mais de meia centena de quilómetros”.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.