Sabe porque é que a hora tem que mudar?

ouvir notícia

.

Na madrugada de sábado para domingo tem que atrasar o seu relógio uma hora, mas a maioria dos países do mundo não o faz. Uns já não o fazem e outros nunca o fizeram
.

DOMINGOS VIEGAS

A hora de inverno começa na madrugada de sábado para domingo. Às 02h00 deverá atrasar os seus relógios uma hora, ou seja, para a 01h00.

- Publicidade -

As mudanças de hora estão definidas por legislação nacional e comunitária e acontecem no último domingo de outubro (hora de inverno) e no último domingo de março (hora de verão). A hora de inverno mantém-se até à madrugada de 27 de março de 2016, altura em que os relógios deverão ser adiantados uma hora.

Esta alteração aplica-se a todos os países da União Europeia e à maioria dos países do continente europeu. As únicas exceções são Islândia, Rússia, Geórgia, Bielorússia e Arménia.

Mais comodidade do que poupança de energia

A medida surgiu na altura da Primeira Guerra Mundial, quando o consumo energético teve que ser direcionado para o consumo de guerra, e foi acompanhada de restrições à população no aquecimento e na iluminação.

“A génese está relacionada com a poupança de energia mas hoje já não há grandes poupanças, trata-se de uma questão de comodidade. É uma escolha civil que a sociedade acha benéfica”, explica o director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), Rui Agostinho, citado pelo Público.

Antes da União Europeia, os países que a integram tinha autonomia para decidir se mudavam a hora e quando o faziam. Com a criação da UE esta situação passou a representar algumas dificuldades de logística. Para resolver estes problemas foi criada legislação e todos os Estados membros passaram a ser obrigados a mudar a hora.

Maioria dos países não altera hora

Aliás, a maioria dos países do mundo já não muda a hora e muitos nunca o fizeram.
Na América do Norte (Estados Unidos e Canadá) há mudança de hora, à exceção de algumas zonas daqueles dois países. Mas só alguns países o fazem na América Central (por exemplo, México e zona norte das Caraíbas) e na América do Sul (por exemplo, só a metade sul do Brasil).

Em África apenas Marrocos e Namíbia mudam a hora. Na Ásia a medida aplica-se apenas nalguns países do médio oriente e na Mongólia. Na Oceania, só há alteração na Nova Zelândia e no sueste da Austrália.

A maioria dos países que alteram a hora encontra-se no hemisfério norte. No equador e nas zonas próximas a esta linha imaginária não há alteração de hora, já que os períodos de amanhecer e atardecer não variam o suficiente para justificar a alteração.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.