“Sabores da Europa” chegam ao Museu de Portimão

ouvir notícia

Momento em que a mostra era expedida de Norrköping para Portimão

O Museu de Portimão apresenta entre 26 janeiro e 31 julho as exposições “Sabores da Europa” e “Azeite – Saberes com sabor”, que resultam de um projecto europeu do qual fazem parte aquele equipamento cultural algarvio e outros oito museus de vários países da Europa.

“Sabores da Europa” (“A taste of Europe”) debruça-se sobre a questão “porque comemos o que comemos”, fazendo uma reflexão em diversos níveis como a ecologia, a tradição ou a indústria, entre outros. O Museu de Portimão contribui com o tema “Azeite – Saberes com sabor”, que foca um produto característico de Portugal, não só a nível gastronómico, considerando a sua utilização na indústria das conservas e como produto integrante da dieta mediterrânica, mas também nas implicações que sempre teve em termos sociais e na saúde.

O projeto “A taste of Europe” (http://www.atasteofeurope.eu/) envolve museus da Suécia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Portugal, Escócia e Eslovénia. Este projeto desenvolve uma exposição e actividades educativas sobre a produção e consumo alimentar na Europa, contando para o efeito com o apoio do Programa “Culture 2007 – 2013”, da União Europeia.

- Publicidade -

Construída a partir dos nove produtos alimentares, escolhidos por cada museu, a exposição transita do Arbetets Museum (Museu do Trabalho), da cidade sueca de Norrköping, realça diferenças e semelhanças na alimentação de cada país e visa estimular o conhecimento e a reflexão sobre a alimentação, o património, o ambiente, a produção e o consumo diário, especialmente entre os jovens europeus.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.